O que é uma IDE?

Uma IDE (Integrated Development Environment) ou tradução, Ambiente de desenvolvimento integrado, é um programa que auxilia no desenvolvimento de aplicações. É um software que combina diversas funcionalidades necessárias para esse desenvolvimento em uma única interface gráfica do usuário, que tem como objetivo facilitar o processo tornando mais rápido, eficaz e intuitivo.

Com o surgimento da programação, esse tipo de ferramenta não existia, o que tornava o processo mais complicado já que os desenvolvedores precisavam combinar várias ferramentas como, editores de texto, plataformas de teste e compiladores. Só que todo esse processo não era eficaz da forma como estava sendo feito, uma vez que o tempo de trabalho gasto para gerenciar tantas ferramentas dificultava todo o desenvolvimento. E por esse motivo, as IDEs foram criadas

Como funciona uma IDE?

O primeiro conceito de IDE surgiu na década de 80. Nessa época, o desenvolvimento de aplicações funcionava da seguinte forma:

Primeiro, o desenvolvedor escrevia em uma linguagem de programação todo o código fonte em um editor de textos comum.

Após isso, era necessário fazer a compilação do código, ou seja, transformar esse código em um formato binário, tornando compreensível por máquinas.

Em casos de erros de compilação, a pessoa desenvolvedora anotava os erros exibidos na saída e voltava ao editor de textos para efetuar a correção.

Após todo o procedimento de correção dos erros na compilação, o desenvolvedor deveria executar esse código. Porém, durante a execução, claro que podem surgir erros e o comportamento do código pode fugir do esperado, sendo necessário a utilização de mais de uma ferramenta: Debugger, que ajudava a encontrar os erros e garantir o funcionamento correto do código.

Em 1983 a Borland Ltd. adquiriu um compilador de um programador dinamarques e lançou nos EUA com o nome de TurboPascal. O TurboPascal, ocasionou uma grande ascensão à linguagem Pascal, por ser um editor e compilador integrados, que exibia mensagens de erros clicáveis que levava direto para o local do erro, o que não é muito diferente do que temos hoje em dia.

Além de servir para editar o código, compilar e testar o software, algumas IDEs do mercado também garantem integração com plataformas de hospedagem de código para manter todo o código em um só lugar e oferecem controle de versão que é usado para rastrear e gerenciar as alterações em um código de software ao longo do tempo.

Apesar de muitos IDES terem características e funcionalidades em comum, alguns são mais utilizados ou recomendados para fins específicos. Podemos separá-los de acordo com suas características mais importantes:

IDEs multilinguagem - projetados para suportar diferentes linguagens de programação, o que garante flexibilidade a quem está programando.

IDEs para desenvolvimento móvel - projetados para realizar desenvolvimentos de aplicativos para dispositivos móveis.

IDEs baseados na nuvem - projetados para garantir que as ferramentas de desenvolvimentos possam ser acessadas de qualquer lugar do mundo, por meio de um navegador, além de não precisar se preocupar com instalação ou requisitos para o download e facilitar a colaboração do projeto entre a equipe.

O que há de mais novo sobre IDE?

As ferramentas integradas nas IDEs não pararam de ser adicionadas, aumentando a necessidade de utilização de mais recursos das máquinas dos desenvolvedores. Uma nova funcionalidade passou a ser oferecida em 2021 é a IntelliSense - uma ajuda de preenchimento de código que inclui inúmeras funcionalidades: Listar Membros, Informações do Parâmetro, Informações Rápidas e Completar Palavra.

Alguns IDE mais utilizados no mercado: Eclipse - IDE de multilinguagem. Gratuito, de código aberto, feito em java e para desenvolvimento em java. Porém, também é multilinguagem por meio de plugins (extensões para atribuir novas funcionalidades).

  • CÓDIGO ABERTO: é aquele cujo código-fonte é disponibilizado livremente para os usuários, que podem acessá-lo e modificá-lo.

Android Studio - IDE de desenvolvimento móvel. Desenvolvimento de aplicações para Android utilizando a linguagem JAVA.

XCODE - IDE de desenvolvimento móvel e multilinguagem. Desenvolvimento de aplicações para IOS utilizando múltiplas linguagens como: C, C++, Java, Python, entre outros.

Visual Studio Code - IDE de multilinguagem Gratuito e multi-plataforma (Linux, Mac OS, Windows). Desenvolvido pela Microsoft em código aberto, que permite a adição de funcionalidades a partir da instalação de extensões.

Referências bibliográficas

https://www.treinaweb.com.br/blog/o-que-e-uma-ide-ambiente-de-desenvolvimento-integrado​

https://blog.betrybe.com/tecnologia/ide/​

https://www.redhat.com/pt-br/topics/middleware/what-is-ide​

https://itigic.com/pt/top-ides-in-2021-with-features-and-prices-which-ide-to-choose/​

https://www.youtube.com/watch?v=z_SyE2w7XwE