Sem resumo de edição
 
(2 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
= Conceito =
= Conceito =
<br>
Um sistema embarcado (ou sistema embutido, ou sistema embebido) é um sistema microprocessado no qual o computador é completamente encapsulado ou dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla . Diferentemente de computadores de propósito geral, como o computador pessoal, um sistema embarcado realiza um conjunto de tarefas predefinidas, geralmente com requisitos específicos.


= Aplicações =
= Tecnologias empregadas =
<br>
Anteriormente, os softwares embarcados eram mais limitados e apenas eram utilizados em sistemas complexos como sistemas industriais, aeronaves e navios. Porém, atualmente, esses softwares são utilizados em diversos processos, como  geladeiras, televisores, fornos de microondas, semáforos, entre outros.


= Tecnologias empregadas =
= Funcionamento =
<br>
Os softwares embarcados são geralmente armazenados em uma memória ROM ou memória flash ao invés de um disco rígido. Por vezes o sistema também é executado com recursos computacionais limitados: sem teclado, sem tela e com pouca memória. Em geral os sistemas embarcados possuem uma capacidade de processamento reduzida em comparação com computadores desktops. Ao invés de utilizar microprocessadores, os desenvolvedores preferem utilizar microcontroladores, pois estes já possuem diversos periféricos integrados no mesmo chip.


Os sistemas embarcados comunicam-se com o meio externo através de periféricos. Estes periféricos podem ser combinados com o processador (como no caso dos sistemas microcontrolados) ou associados no sistema.
= Característica dos softwares =


Entre os periféricos mais comum temos:
= Exemplos =


Entrada de dados através de teclas (geralmente através de teclados feitos com varredura matricial)
= Imagem =
Leds
Display's de LCD (sendo os mais comuns os alfanuméricos por exemplo o HD44780)
Interface serial - (Por exemplo RS 232, I2C)
Universal Serial Bus - (USB)
TCP/IP


= Estado da Arte =
= Referências  =
<br>
Para que o sofware alcance um estado avançado, deve ser levado em conta que ele deve ser confiável por um longo período de tempo, e os custos devem ser o mais reduzidos possível, mantendo o alto nível de confiabilidade.


= Referências bibliográficas =
Válido para consulta: Livros, Artigos e Revistas.
<br>

Edição atual tal como às 13h08min de 8 de abril de 2015

Conceito

Tecnologias empregadas

Funcionamento

Característica dos softwares

Exemplos

Imagem

Referências

Válido para consulta: Livros, Artigos e Revistas.