Sem resumo de edição
Etiqueta: visualeditor
Sem resumo de edição
 
(8 revisões intermediárias por 3 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
== '''<u>Conceitos</u>''' ==
1 - Conceitos :
SQL (em português linguagem estruturada de consulta), é uma linguagem de consulta e manipulação de dados, essa linguagem é responsável pela interação com os dados armazenados em um banco, e é usada na maioria dos bancos relacionais.
*O SQL (Structured Query Language) é uma linguagem de consulta a banco de dados criada na década de 70 na IBM. Foi desenvolvida para padronização dos sistemas gerenciadores de banco de dados relacionais existentes.SQL é uma linguagem de programação utilizada para manipular informações em bancos de dados.  


'''<br>
2 - Banco de Dados :
'''
*O Banco de Dados SQL é um serviço de banco de dados relacional de nuvem da Microsoft com base no mecanismo líder de mercado do Microsoft SQL Server e é capaz de lidar com cargas de trabalho críticas. O Banco de Dados SQL oferece um desempenho previsível em vários níveis de serviço,escalabilidade dinâmica sem tempo de inatividade,continuidade de negócios interna e proteção de dados, com administração quase zero.Esses recursos permitem que você se concentre no desenvolvimento rápido de aplicativos e acelere seu tempo de colocação no mercado,em vez de alocar tempo e recursos preciosos para gerenciamento de máquinas virtuais e infraestrutura.Como o SQL Database se baseia no mecanismo SQL Server, o Banco de Dados SQL oferece suporte a ferramentas do SQL Server, bibliotecas e APIs. Como resultado, é fácil desenvolver novas soluções para mover suas soluções existentes do SQL Server e estender as soluções existentes do SQL Server para a nuvem da Microsoft sem precisar aprender novas habilidades.


== '''<u>Banco de Dados</u>''' ==
3 - Recursos do SQL :
É um conjunto de dados que estão relacionados entre si e que contém informações de pessoas lugares ou coisas, elas se relacionam no intuito de fazer algum sentido
*Espelhamento de banco de dados
*Restauração online
*Inclusão de memória a quente
*SQL Mail e Database Mail
*Otimizador de consulta avançada
*Integração com o Visual Studio 2005
*Suporte a protocolo VIA
*Envio de logs


'''<br>
4 - Alguns Sistemas que usam SQL :
'''
*C&A
*Lojas Marisa,
*Açominas,
*Igaras
*Tecfil
*Empório da Gente
*DETRAN (PR)
*Itaú


== '''<u>Recursos do SQL</u>''' ==
5 - My SQL :
Dentre os vários recursos dessa linguagem podemos citar:
*Assim como o SQL Server, o MySQL também é um sistema para gerenciamento de banco de dados (SGDB), diferenciando que este é um software livre, enquanto que aquele é um software proprietário. O MySQL também usa a linguagem SQL.


'''Consultas''': possibilidade de achar informações armazenadas em um banco, para usos em programas ou para fins informativos.
6 - PHP :
*PHP é uma linguagem que permite criar sites WEB dinâmicos,possibilitando uma interação com o usuário através de formulários, parâmetros da URL e links. A diferença de PHP com relação a linguagens semelhantes a Javascript é que o código PHP é executado no servidor, sendo enviado para o cliente apenas html puro. Desta maneira é possível interagir com bancos de dados e aplicações existentes no servidor, com  a vantagem de não expor o código fonte para o cliente. Isso pode ser útil quando o programa está lidando com senhas ou qualquer tipo de informação confidencial. O que diferencia PHP de um script CGI escrito em C ou Perl é que o código PHP fica embutido no próprio HTML, enquanto no outro caso é necessário que o script CGI gere todo o código HTML, ou leia de um outro arquivo.Também tem como uma das características mais importantes o suporte a um grande número de bancos de dados, como mSQL, mySQL.


'''Atualizaçõe'''s: possibilita atualização de informações que estão salvas em um banco de dados, desde que o sistema esteja se comunicando com o mesmo, essas atualizações são entendidas de três formas(inclusão, manutenção e exclusão de dados).
7 - Alguns comandos do MySQL :


'''Filtros e ordenaçõe'''s: o SQL também ordena as consultas de acordo com algum campo(as pesquisas podem ser visualizadas em ordem alfabética por exemplo), além de filtrar informações.
*O comando para criar um banco de dados é este:


'''<br>
CREATE DATABASE nome-do-banco;


== '''<u>Alguns Sistemas  que usam SQL</u>''' ==
*Para ver todos os bancos de dados existentes no servidor:
Dentre alguns sistemas de banco de dados que usam SQL podemos citar: My SQL, SqLite, Oracle.  


'''<br>
SHOW DATABASES;


== '''<u>My SQL</u>''' ==
*Selecionar o banco de dados que vai ser usado:
É um sistemas que gerência um banco dados utilizando a linguagem SQL, foi criado na Suécia por suecos e um finlandês: David Axmark, Allan Larsson e Michael mondy, algumas das vantagens é que ele é um software gratuito(somente para fins não comerciais), e tem fácil manuseio, excelente desempenho e estabilidade, pouca exigêndia de hardware.


'''<br>
USE nome-do-banco;


== '''<u>Alguns comandos do MySQL</u>''' ==
*Para obter informações sobre uma tabela, você pode usar o comando DESCRIBE ou DESC:
'''Insert''': Insere dados em uma tabela, exemplo:


'''INSERT INTO <nome_tabela> (<campo1>, <campo2>) VALUES (<valor1>, <valor2>)'''
DESCRIBE nome-utilizado;


'''Update''': usado para alterar um registro qualquer no banco  exemplo:
*A sintaxe do comando para apagar um registro é:


'''UPDATE <nome_tabela> SET <campo1> = <valor>'''
DELETE nome-utilizado;


'''Select''': usada para visualizar os resultados de uma tabela, esse comando é o mais importante do SQL, pois a partir dele é realizado consultas, retornando os resultados em formato de tabela, exemplo:
8 - Tabelas em um banco de dados :
*Tabelas são objetos de banco de dados que contêm todos os dados em um banco de dados. Nas tabelas, os dados são organizados de maneira lógica em um formato de linha-e-coluna semelhante ao de uma planilha. Cada linha representa um registro exclusivo e cada coluna representa um campo no registro. Por exemplo, uma tabela que contém dados de funcionários de uma empresa pode conter uma linha para cada funcionário e colunas representando as informações sobre o funcionário, como número, nome, endereço, cargo e número do telefone residencial do funcionário.


'''SELECT <campo1> FROM <nome_tabela>'''
9 - No SQL :
*As tabelas são a estrutura básica em que os dados são armazenados na base de dados. Dado que na maior parte dos casos não existe uma forma de o vendedor da base de dados saber antecipadamente quais são as suas necessidades em termos de armazenamento de dados, é provável que seja necessário criar tabelas na base de dados. Muitas ferramentas de bases de dados permitem-lhe criar tabelas sem programar em linguagem SQL.


'''
10 - Referências bibliográficas:
 
*www.keydata.com
'''Parâmetro Where''': usado de forma opcional em algumas instruções como SELECT por exemplo, seu objetivo é filtrar um conjunto de resultados através de uma condição.
*www.microsoft.com/SQL
 
*http://pt-br.html.net
'''SELECT = FROM<nome_tabela> WHERE ESCOLARIDADE = ‘Graduado’'''
*www.devmedia.com
 
== '''<u>No SQL</u>''' ==
Do português traduzido para “Não somente SQL” é uma classe de banco de dados não relacionais, os bancos de dados “No SQL” não podem exigir esquemas de tabela e não suportam instruções SQl, o intuito do No SQL não é eliminar Bancos de dados relacionais e sim exibir mais alternativas.'''<br>'''
 
== '''<u>Referências bibliográficas</u>''' ==
'''Wekipédias'''
 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados
 
https://pt.wikipedia.org/wiki/SQL
 
https://pt.wikipedia.org/wiki/MySQL
 
https://pt.wikipedia.org/wiki/NoSQL
 
'''<br>
'''
 
'''Livros'''
 
Milani André,Construindo aplicações web com PHP e MySQL. ed.Novatec, 2010 p 153 - 155.

Edição atual tal como às 17h57min de 6 de junho de 2017

1 - Conceitos :

  • O SQL (Structured Query Language) é uma linguagem de consulta a banco de dados criada na década de 70 na IBM. Foi desenvolvida para padronização dos sistemas gerenciadores de banco de dados relacionais existentes.SQL é uma linguagem de programação utilizada para manipular informações em bancos de dados.

2 - Banco de Dados :

  • O Banco de Dados SQL é um serviço de banco de dados relacional de nuvem da Microsoft com base no mecanismo líder de mercado do Microsoft SQL Server e é capaz de lidar com cargas de trabalho críticas. O Banco de Dados SQL oferece um desempenho previsível em vários níveis de serviço,escalabilidade dinâmica sem tempo de inatividade,continuidade de negócios interna e proteção de dados, com administração quase zero.Esses recursos permitem que você se concentre no desenvolvimento rápido de aplicativos e acelere seu tempo de colocação no mercado,em vez de alocar tempo e recursos preciosos para gerenciamento de máquinas virtuais e infraestrutura.Como o SQL Database se baseia no mecanismo SQL Server, o Banco de Dados SQL oferece suporte a ferramentas do SQL Server, bibliotecas e APIs. Como resultado, é fácil desenvolver novas soluções para mover suas soluções existentes do SQL Server e estender as soluções existentes do SQL Server para a nuvem da Microsoft sem precisar aprender novas habilidades.

3 - Recursos do SQL :

  • Espelhamento de banco de dados
  • Restauração online
  • Inclusão de memória a quente
  • SQL Mail e Database Mail
  • Otimizador de consulta avançada
  • Integração com o Visual Studio 2005
  • Suporte a protocolo VIA
  • Envio de logs

4 - Alguns Sistemas que usam SQL :

  • C&A
  • Lojas Marisa,
  • Açominas,
  • Igaras
  • Tecfil
  • Empório da Gente
  • DETRAN (PR)
  • Itaú

5 - My SQL :

  • Assim como o SQL Server, o MySQL também é um sistema para gerenciamento de banco de dados (SGDB), diferenciando que este é um software livre, enquanto que aquele é um software proprietário. O MySQL também usa a linguagem SQL.

6 - PHP :

  • PHP é uma linguagem que permite criar sites WEB dinâmicos,possibilitando uma interação com o usuário através de formulários, parâmetros da URL e links. A diferença de PHP com relação a linguagens semelhantes a Javascript é que o código PHP é executado no servidor, sendo enviado para o cliente apenas html puro. Desta maneira é possível interagir com bancos de dados e aplicações existentes no servidor, com a vantagem de não expor o código fonte para o cliente. Isso pode ser útil quando o programa está lidando com senhas ou qualquer tipo de informação confidencial. O que diferencia PHP de um script CGI escrito em C ou Perl é que o código PHP fica embutido no próprio HTML, enquanto no outro caso é necessário que o script CGI gere todo o código HTML, ou leia de um outro arquivo.Também tem como uma das características mais importantes o suporte a um grande número de bancos de dados, como mSQL, mySQL.

7 - Alguns comandos do MySQL :

  • O comando para criar um banco de dados é este:

CREATE DATABASE nome-do-banco;

  • Para ver todos os bancos de dados existentes no servidor:

SHOW DATABASES;

  • Selecionar o banco de dados que vai ser usado:

USE nome-do-banco;

  • Para obter informações sobre uma tabela, você pode usar o comando DESCRIBE ou DESC:

DESCRIBE nome-utilizado;

  • A sintaxe do comando para apagar um registro é:

DELETE nome-utilizado;

8 - Tabelas em um banco de dados :

  • Tabelas são objetos de banco de dados que contêm todos os dados em um banco de dados. Nas tabelas, os dados são organizados de maneira lógica em um formato de linha-e-coluna semelhante ao de uma planilha. Cada linha representa um registro exclusivo e cada coluna representa um campo no registro. Por exemplo, uma tabela que contém dados de funcionários de uma empresa pode conter uma linha para cada funcionário e colunas representando as informações sobre o funcionário, como número, nome, endereço, cargo e número do telefone residencial do funcionário.

9 - No SQL :

  • As tabelas são a estrutura básica em que os dados são armazenados na base de dados. Dado que na maior parte dos casos não existe uma forma de o vendedor da base de dados saber antecipadamente quais são as suas necessidades em termos de armazenamento de dados, é provável que seja necessário criar tabelas na base de dados. Muitas ferramentas de bases de dados permitem-lhe criar tabelas sem programar em linguagem SQL.

10 - Referências bibliográficas: