(36 revisões intermediárias por 4 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
Esta pesquisa deve fornecer um conteúdo atualizado sobre o tema acima. Não esqueça de incluir as 
= História do Android =
referëncias (fontes) no último item, reforçando que não deve ser um Copy/Paste e sim uma síntese
O Android Inc. foi
das pesquisas que fizer.
criado em 2003 por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White na cidade
<br>
de Palo Alto na Califórnia. No começo, a ideia dos criadores era criar um
sistema operacional para câmeras digitais, no entanto, decidiram seguir o rumo
em móbiles pois perceberam que o mercado não era grande o suficiente . Então, a
equipe criou um sistema operacional prezando pela interface simples e
funcional.  A empresa pretendia que o
sistema fosse simples e, além disto, fosse gratuito para todas as pessoas que
queriam ter o acesso.


= Conceito =
No ano de 2005, o
<br>
Google comprou o Android Inc. e assim nasceu a Google Mobile Division, que
O intenso aumento do uso de celulares e smartphones em todo o mundo, juntamente com a necessidade de encontrar nesses dispositivos mecanismos  que facilitassem o dia a dia do usuário tornaram possível o desenvolvimento de Sistemas Operacionais, como o Android. Plataforma móvel mais popular no mundo é gerida pelo Google juntamente com a Open Handset Alliance (OHA). O Android é open source, ou seja, possui um código aberto baseado no sistema Linux, que permite uma ampla possibilidade de interação e personificações. Atualmente essa plataforma se expandiu também para outros dispositivos, além da versão do sistema para smartphones, há outras para tablets, televisores, automóveis e até smartwatches.
tinha o objetivo de aprimorar o sistema do Android, com a promessa de criar um
sistema flexível e atualizável. Em 2007, várias empresas, tais como a Samsung,
Sony, Sprint Nextel, Qualcomm entre outras, formaram uma aliança com o objetivo
de  criar uma plataforma de código aberto
para smartphones. Assim nasceu o primeiro Android comercial.
 
Após seu lançamento
comercial, os smartphones começaram a serem bastante utilizados, e grande parte
deles tinha o Android como o sistema operacional. Atualmente, ele é o sistema
mais utilizado no mundo, competindo com o iOS e Windows Phone.


= Características =
= Características =
<br>
* O SO Android é gratuito;
*- O Sistema Operacional Android tem como código fonte um código aberto.
* Seu código é aberto;
*- Seu Kernel (ou núcleo) é o Linux. Uma versão modificada, voltada para dispositivos móveis.
* Seu Kernel é o Linux;
*- O sistema já vem com aplicações previamente instaladas, desenvolvidas pelo Google, como o Google Maps,  Gmail, Google+, Youtube,  Google Play Store, Google Drive, dentre outras, além dos aplicativos desenvolvidos pelo fabricante do dispositivo.
* Seus aplicativos são desenvolvidos em Java;
*- Disponibiliza um Kit de desenvolvimento Java, denominado Android SDK, que permite a criação de diversos aplicativos e a implementação destes no Google Play Store.
* Possui uma grande variedade de aplicativos gratuito e pagos devido ao OpenSource;
*-  No quesito Mensagens, está disponível nas formas SMS e MMS.
* Os dados são armazenados em SQLite;
*- Suporte para a integração com hardwares como câmeras e GPS.
* SMS e MMS são formas de envio de mensagens;
*-
* A plataforma é adaptada tanto para dispositivos VGA maiores, gráficos 2D, bibliotecas gráficas 3D baseadas em OpenGL ES especificação 2.0 e os layouts mais tradicionais de smartphones;
 
* O navegador é baseado no Webkit;
= Developer =
* Aplicativos são compilados em bytecodes Dalvik e executados pela máquina virtual Dalvik, oque permite ser executado em qualquer dispositivo Android;
<br>
* O Sistema suporta formato do tipo MPEG-4, H.264, MP3 e AAC
* O Android é totalmente capaz de fazer uso de câmeras de vídeo, tela sensível ao toque, GPS, acelerômetros, e aceleração de gráficos 3D;
* Inclui um emulador, ferramentas para debugging, memória e análise de performance. O Eclipse (IDE) (atualmente 3.4 ou 3.5) poderá ser utilizado através do ''plugin'' Android Develpment Tools (ADT);


= Funcionamento =


= Exemplo de código =
= Arquitetura =
<br>
A arquitetura do Android é constituída de 4 camadas:
* '''Linux Kernel:''' O Android usa uma versão modificada do kernel do Linux. Em algumas destas modificações, existe o Binder, que função de estabelecer a comunicação entre os processos. Além desta função, há um compartilhamento de memória, chamado de ashmem, onde possibilita dois processos se comunicarem através deste compartilhamento. Existe também o logger, onde existe 4 tipos e cada um representando um buffer diferente. Há também o módulo wakelocks, que possibilita as aplicações saírem do modo de baixo consumo de energia. Para controlar a memória, tem o oom handling, que controla o uso de memória para que a memória disponível seja maior do que o valor mínimo. E por fim, existe o timed GPIO, que aciona as saídas de forma temporizada.
* '''Bibliotecas e Serviços:'''  Bionic, OpenGL(gráficos), SQLite(banco de dados), máquina virtual Java Dalvik. Grande parte deles são desenvolvidos em C e C++.
* '''Framework:''' Aqui é a camada onde está grande parte dos recursos do dispositivo, como GPS, interface gráfica, armazenamento do cartão SD, entre outros. Grande parte desta camada é desenvolvida em Java.
* '''Aplicações:''' Aqui é onde fica os aplicativos. Grande parte deles desenvolvidos em Java.


= Referências =
https://www.oficinadanet.com.br/post/13939-a-historia-do-android


= SDKs =
[https://www.oficinadanet.com.br/post/13939-a-historia-do-android http://www.midiacom.uff.br/~natalia/2012-1-sisop/tgrupo1.pdf]
<br>
O Kit de desenvolvimento conhecido também como SDK, permite que qualquer usuário possa desenvolver de forma gratuita e personificar aplicativos para a plataforma. Para o desenvolvimento, em linguagem Java, o Kit já possui todas as ferramentas necessárias, como o emulator, além de ser possível desenvolvê-los em outros sistemas operacionais de computadores (Windows XP, Vista, Windows 7, Mac OS X, e o Linux) e em diversos ambientes de desenvolvimento (Eclipse, JDK 6), opções que ficam a escolha do desenvolvedor.


Após instalar o Kit de desenvolvimento, o usuário possuirá um emulator que fará uma simulação do aparelho móvel. O SDK permite também a interação com outras aplicações por meio da instalação conjunta com o Eclipse (ambiente de desenvolvimento) e o plugin ADT.
[https://www.oficinadanet.com.br/post/13939-a-historia-do-android http://sistemasoperacionas.blogspot.com.br/2012/12/sistema-operacional-android.html]


= Dispositivos onde é usado =
[https://www.oficinadanet.com.br/post/13939-a-historia-do-android https://pt.wikipedia.org/wiki/Android]
<br>


O Sistema Operacional Android é usado principalmente em dispositivos móveis, como os smarthphones. Mas além desses o sistema possui outras versões, as quais abrangem outros tipos de dispositivos, como tablets, televisores,  Smartwatches e automóveis.
[https://www.oficinadanet.com.br/post/13939-a-historia-do-android https://pt.slideshare.net/guilhermealarcao/apr-android]
*São essas versões:
**-Android Wear: Versão desenhada para atender dispositivos Smartwatches,  que são relógios de pulso computadorizados, com funções semelhantes a dos smarthphones, possuem a capacidade de rodar aplicativos.
**-Android Auto: Versão criada para carros, ao conectar um smathphone Android na versão 5.0 Lollipop (ou superior) ao carro, o painel roda todas as aplicações que lhe são compatíveis, como o Google Maps que instruirá diferentes rotas ao motorista, o Google Play Music, além de ser possível realizar chamadas, possuir comando de voz e executar muitos outros aplicativos, escolhidos como favoritos pelo motorista.
**-Android TV: Desenvolvido para smart TVs, o sistema disponibiliza acesso a diversos aplicativos de áudio, vídeo e games.


= Referências bibliográficas =
https://www.oficinadanet.com.br/post/13939-a-historia-do-android
<br>


*https://www.android.com/intl/pt-BR_br/
[https://www.oficinadanet.com.br/post/13939-a-historia-do-android https://sergioprado.org/introducao-ao-funcionamento-interno-do-android/]
*https://www.android.com/intl/pt-BR_br/wear/
*https://www.android.com/intl/pt-BR_br/tv/
*https://www.android.com/intl/pt-BR_br/auto/
*https://www.android.com/intl/pt-BR_br/phones/

Edição atual tal como às 20h18min de 3 de junho de 2017

História do Android

O Android Inc. foi criado em 2003 por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White na cidade de Palo Alto na Califórnia. No começo, a ideia dos criadores era criar um sistema operacional para câmeras digitais, no entanto, decidiram seguir o rumo em móbiles pois perceberam que o mercado não era grande o suficiente . Então, a equipe criou um sistema operacional prezando pela interface simples e funcional.  A empresa pretendia que o sistema fosse simples e, além disto, fosse gratuito para todas as pessoas que queriam ter o acesso.

No ano de 2005, o Google comprou o Android Inc. e assim nasceu a Google Mobile Division, que tinha o objetivo de aprimorar o sistema do Android, com a promessa de criar um sistema flexível e atualizável. Em 2007, várias empresas, tais como a Samsung, Sony, Sprint Nextel, Qualcomm entre outras, formaram uma aliança com o objetivo de  criar uma plataforma de código aberto para smartphones. Assim nasceu o primeiro Android comercial.

Após seu lançamento comercial, os smartphones começaram a serem bastante utilizados, e grande parte deles tinha o Android como o sistema operacional. Atualmente, ele é o sistema mais utilizado no mundo, competindo com o iOS e Windows Phone.

Características

  • O SO Android é gratuito;
  • Seu código é aberto;
  • Seu Kernel é o Linux;
  • Seus aplicativos são desenvolvidos em Java;
  • Possui uma grande variedade de aplicativos gratuito e pagos devido ao OpenSource;
  • Os dados são armazenados em SQLite;
  • SMS e MMS são formas de envio de mensagens;
  • A plataforma é adaptada tanto para dispositivos VGA maiores, gráficos 2D, bibliotecas gráficas 3D baseadas em OpenGL ES especificação 2.0 e os layouts mais tradicionais de smartphones;
  • O navegador é baseado no Webkit;
  • Aplicativos são compilados em bytecodes Dalvik e executados pela máquina virtual Dalvik, oque permite ser executado em qualquer dispositivo Android;
  • O Sistema suporta formato do tipo MPEG-4, H.264, MP3 e AAC
  • O Android é totalmente capaz de fazer uso de câmeras de vídeo, tela sensível ao toque, GPS, acelerômetros, e aceleração de gráficos 3D;
  • Inclui um emulador, ferramentas para debugging, memória e análise de performance. O Eclipse (IDE) (atualmente 3.4 ou 3.5) poderá ser utilizado através do plugin Android Develpment Tools (ADT);

Funcionamento

Arquitetura

A arquitetura do Android é constituída de 4 camadas:

  • Linux Kernel: O Android usa uma versão modificada do kernel do Linux. Em algumas destas modificações, existe o Binder, que função de estabelecer a comunicação entre os processos. Além desta função, há um compartilhamento de memória, chamado de ashmem, onde possibilita dois processos se comunicarem através deste compartilhamento. Existe também o logger, onde existe 4 tipos e cada um representando um buffer diferente. Há também o módulo wakelocks, que possibilita as aplicações saírem do modo de baixo consumo de energia. Para controlar a memória, tem o oom handling, que controla o uso de memória para que a memória disponível seja maior do que o valor mínimo. E por fim, existe o timed GPIO, que aciona as saídas de forma temporizada.
  • Bibliotecas e Serviços: Bionic, OpenGL(gráficos), SQLite(banco de dados), máquina virtual Java Dalvik. Grande parte deles são desenvolvidos em C e C++.
  • Framework: Aqui é a camada onde está grande parte dos recursos do dispositivo, como GPS, interface gráfica, armazenamento do cartão SD, entre outros. Grande parte desta camada é desenvolvida em Java.
  • Aplicações: Aqui é onde fica os aplicativos. Grande parte deles desenvolvidos em Java.

Referências

https://www.oficinadanet.com.br/post/13939-a-historia-do-android

http://www.midiacom.uff.br/~natalia/2012-1-sisop/tgrupo1.pdf

http://sistemasoperacionas.blogspot.com.br/2012/12/sistema-operacional-android.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Android

https://pt.slideshare.net/guilhermealarcao/apr-android

https://www.oficinadanet.com.br/post/13939-a-historia-do-android

https://sergioprado.org/introducao-ao-funcionamento-interno-do-android/