Linha 1: Linha 1:
= Introdução =
= Introdução =


*Um gerenciador de projetos é uma ferramenta que possibilita o controle minucioso de todas as etapas como material envolvido, custos, horas trabalhadas, prazos de entrega, comunicação com clientes, entre outros, de um projeto ou de vários projetos em uma determinada área.
*Um gerenciador de projetos é uma ferramenta que possibilita o controle minucioso de todas as etapas(material envolvido, custos, horas trabalhadas, prazos de entrega, comunicação com clientes, entre outros) de um projeto ou de vários projetos em uma determinada área.  
* Destacar os nomes dos softwares disponíveis no mercado
- **Dentre os vários gerenciadores disponíveis no mercado,destacam-se alguns:
*Dentre os gerenciadores destaca-se o PMWeb devido aos inúmeros recursos envolvidos na aplicação e por ser um gerenciador voltado para a área de engenharia.
- MS Project:criado pela Microsoft em 1985,veio aumentar a oferta de serviços e recursos relacionados à gestão de projetos.É um software proprietário que roda no Microsoft Windows.
- Project Builder:software livre da Aplle para gerenciamento de projetos e aplicativos para o MAC OSX(com uso da linguagem de programação Java também para outros sistemas operacionais).
- Planner:faz parte da suíte de aplicativos de escritório do GNOME(projeto de software livre).Possui uma interface capaz de exibir as tarefas em gráfico de Gantt(usado para ilustrar o avanço das diferentes etapas de um projeto),sendo também capaz de gerenciar recursos ligados aos projetos.
- Dot Project:sistema de gerência de projetos em software livre de fácil utilização,com um conjunto de funcionalidades e características que o tornam indicado para implementação em ambientes corporativos.É uma aplicação web e seu acesso é feito através de um navegador,portanto sua utilização independe do sistema operacional.
- **Apesar de os softwares citados anteriormente serem bastante interessantes,decidimos detalhar as funcionalidades do PMWeb devido aos inúmeros recursos envolvidos nas aplicações e por ser um gerenciador voltado para a área de engenharia.  
 
<br>
<br>



Edição das 19h00min de 25 de março de 2011

Introdução

  • Um gerenciador de projetos é uma ferramenta que possibilita o controle minucioso de todas as etapas(material envolvido, custos, horas trabalhadas, prazos de entrega, comunicação com clientes, entre outros) de um projeto ou de vários projetos em uma determinada área.

- **Dentre os vários gerenciadores disponíveis no mercado,destacam-se alguns: - MS Project:criado pela Microsoft em 1985,veio aumentar a oferta de serviços e recursos relacionados à gestão de projetos.É um software proprietário que roda no Microsoft Windows. - Project Builder:software livre da Aplle para gerenciamento de projetos e aplicativos para o MAC OSX(com uso da linguagem de programação Java também para outros sistemas operacionais). - Planner:faz parte da suíte de aplicativos de escritório do GNOME(projeto de software livre).Possui uma interface capaz de exibir as tarefas em gráfico de Gantt(usado para ilustrar o avanço das diferentes etapas de um projeto),sendo também capaz de gerenciar recursos ligados aos projetos. - Dot Project:sistema de gerência de projetos em software livre de fácil utilização,com um conjunto de funcionalidades e características que o tornam indicado para implementação em ambientes corporativos.É uma aplicação web e seu acesso é feito através de um navegador,portanto sua utilização independe do sistema operacional. - **Apesar de os softwares citados anteriormente serem bastante interessantes,decidimos detalhar as funcionalidades do PMWeb devido aos inúmeros recursos envolvidos nas aplicações e por ser um gerenciador voltado para a área de engenharia.


Funcionalidades

  • O PMWeb desenvolve inúmeras funções e dentre elas:
    • Estimativas: Customização avançada de fórmulas para fins de criação de pacotes de precificação (por exemplo, trecho linear de obra por km), criação automática do orçamento a partir das estimativas;
    • Suprimentos: Envio de convites personalizados aos proponentes da licitação de materiais, armazenamento de histórico de cotações, geração automática de contratos e/ou ordens de compra a partir do processo de licitação;
    • Orçamentos;
    • Fluxo de Caixa: Possibilidade de comparação entre os custos previstos e os realizados por período;
    • Cronograma: Controle de datas e prazos previstos para inicio e fim do projeto,cálculo de novos prazos de acordo com o andamento do projeto;
    • Gerenciamento de processo: Fontes online de andamento do projeto, registro de comunicações em reuniões, listagem de pontos críticos para o andamento do projeto e decisões pendentes;
    • Gerenciamento de Portifólios: Acesso à informações e a mapas da localidade de cada projeto por meio do GoogleMaps.
    • Gestão de Ativos: Controle e atualização do valor de maquinário,ferramentas,estoque de material;
    • Gerenciador de Documentos: Controle de contratos via Web em qualquer formato de arquivo;


Benefícios

  • A empresa que utiliza esse gerenciador (o PMWeb) tem como vantagens o controle total de todas as etapas de vários projetos simultâneos seguindo uma ordem de processo, minimizando os erros de cálculo de tempo, de custo, de comunicação com clientes, fornecedores e entre os administradores do projeto promovendo desse modo, uma economia de tempo, dinheiro e a possibilidade de captação de um maior número de projetos.


Interface gráfica

  • Este é um exemplo da interface gráfica do software, a qual mostra a integração do PMWeb com o Google Maps para mostrar a localização dos projetos do usuário.
PMWeb - Interface gráfica
PMWeb - Interface gráfica


Custos


Fornecedor

  • Que empresa desenvolveu o software?
    • O software foi desenvolvido por uma equipe americana chamada PMWeb, Inc., que desenvolve soluções na área de gerenciamento e planejamento em geral


Sistema Operacional

  • O PMWeb roda em qualquer navegador de Web (Internet Explorer, Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox), sendo assim acessível em quaisquer sistemas operacionais.