* Não necessita de meio físico para transmitir os dados, somente sendo necessário a instalação da antena receptora, também não é necessário ter uma conta de linha telefônica, modem ou provedor que faça a autenticação da navegação.
* Não necessita de meio físico para transmitir os dados, somente sendo necessário a instalação da antena receptora, também não é necessário ter uma conta de linha telefônica, modem ou provedor que faça a autenticação da navegação.
* O provedor de internet via rádio deve possuir várias torres de internet que são distribuídas pelas localidades em que ele vai prestar o serviço, e cada uma é responsável pela transmissão de uma parte da cidade. As torres são chamadas de POPs, e possuem o objetivo de transmitir o sinal da internet.
* O provedor de internet via rádio deve possuir várias torres de internet que são distribuídas pelas localidades em que ele vai prestar o serviço, e cada uma é responsável pela transmissão de uma parte da cidade. As torres são chamadas de POPs, e possuem o objetivo de transmitir o sinal da internet.
* A instalação da antena que irá receber o sinal da internet deve ser colocada no topo das residências e prédios para que seja possível enxergar a torre sem obstáculos, e a torre transmitirá o sinal para a antena através de um cabo que depois chega no computador do cliente. [[Arquivo:Radio1.jpg|left|thumb|346x346px|Exemplo de funcionamento da internet via rádio]][[Arquivo:Radio2.jpg|thumb|348x348px|Todas os clientes têm que se conectar à torre]] <br>
* A instalação da antena que irá receber o sinal da internet deve ser colocada no topo das residências e prédios para que seja possível enxergar a torre sem obstáculos, e a torre transmitirá o sinal para a antena através de um cabo que depois chega no computador do cliente. [[Arquivo:Radio1.jpg|left|thumb|358x358px|Exemplo de funcionamento da internet via rádio]][[Arquivo:Radio2.jpg|thumb|362x362px|Todas os clientes têm que se conectar à torre]] <br>
Alguns clientes desejam banda larga e não são atendidos por falta de cabeamento de rede do local. Logo para atender esses clientes será acrescentado mais uma tecnologia, via rádio.
Conceito
A internet banda larga via rádio funciona sem fios, através de bases transmissoras instaladas em locais estratégicos. O módulo de recepção recebe o sinal da internet e é instalado na residência ou no local desejado.
Não necessita de meio físico para transmitir os dados, somente sendo necessário a instalação da antena receptora, também não é necessário ter uma conta de linha telefônica, modem ou provedor que faça a autenticação da navegação.
O provedor de internet via rádio deve possuir várias torres de internet que são distribuídas pelas localidades em que ele vai prestar o serviço, e cada uma é responsável pela transmissão de uma parte da cidade. As torres são chamadas de POPs, e possuem o objetivo de transmitir o sinal da internet.
A instalação da antena que irá receber o sinal da internet deve ser colocada no topo das residências e prédios para que seja possível enxergar a torre sem obstáculos, e a torre transmitirá o sinal para a antena através de um cabo que depois chega no computador do cliente. Exemplo de funcionamento da internet via rádioErro ao criar miniatura: Arquivo não encontradoTodas os clientes têm que se conectar à torre
Enquadramento
A. Pesquisa Básica, Pesquisa Aplicada ou Desenvolvimento
Desafio tecnológico
Qual a barreira ou desafio tecnológico superável?
Características
POP (Point of Presence)
São as torres que transmitem o sinal da internet, que precisam de um planejamento minucioso, pois caso posicionadas ou distribuídas inadequadamente, podem sofrer interferências e acarretar a perda do sinal. Essas torres precisam ser responsáveis pela transmissão em partes da cidade, sendo necessário a instalação de várias para ter um serviço que atenda todo o município.
Sem cabeamento
Como a transmissão é sem fio, saindo do POP até a antena instalada da casa do receptor, é desnecessário o uso de fio para transmissão, sendo somente necessário que tenha um cabo que chegará até computador do cliente saindo da antena do mesmo.
Sem provedor e modem
Não é necessário modem, já que o sinal é distribuído internamente, sendo uma placa de rede o suficiente para receber o sinal vindo da antena. Além de não necessitar um provedor para acesso.
Alta velocidade e grande latência
Se configurado corretamente as velocidades de download podem ser muito altas, porém como a propagação do sinal é feito via rádio, o ping entre o computador e o servidor que deseja acessar é mais alto que a banda larga e a fibra ótica.
Mais portabilidade porém perda fácil de sinal
Locais rurais podem não ter acesso à internet via banda larga ou fibra ótica, a internet via rádio pode cobrir estes locais sem ter um custo tão alto, ou seja, pode ter uma maior escala de usuários. A qualidade da internet pode variar de acordo com o local instalado, a qualidade da instalação e também pode ser alterada conforme as mudanças climáticas, como chuva forte, vento, ou qualquer fenômeno que consiga alterar ou interferir no sinal, podendo até ocorrer queda do sinal da internet por alguns momentos pois é um sinal de fácil interferência.
Estudo Dirigido
Coloque aqui o plano de estudos bem como as possíveis fontes de informaçãoes.
Desenvolva um conteúdo que possa transmitir o conhecimento adquirido para outros
Crie um material (Wiki, PDF, PPT, ...) que possa ser armazenado e facilmente atualizável
Apresentação
Apresente ao grupo (reunião, EAD, Blog, ...)
Publique aqui
Fase III - Exemplo de Caso de Negócio
Benefício para a Algar Telecom
Descrever em tópicos os benefícios que a Algar Telecom pode obter: ganhos, novos negócios, novos produtos, novas parcerias
Benefícios para o cliente
Descrever em tópicos os benefícios para os clientes (qualquer que seja o cliente,
ou seja, Algar Telecom e outros)
Direcionadores chave
Descrever em tópicos o que esta iniciativa pode proporcionar
Elemento inovador
Destaque o elemento tecnologicamente novo ou inovador do projeto
Possíveis modelos de negócios
Descrever em tópicos os possíveis modelos de negócios
Business Case
Descrever um exemplo de négócio que permita avaliar a solução comercialmente
Fase IV - Protótipo orientado ao Negócio
Escopo
Explique o escopo deste protótipo
Metodologia
Qual metodologia ou método utilizado?
Limitações
Informe sobre as limitações
PoC
Desenvolva um PoC (Proof of Concept)
Detalhamento Técnico
Descreva especificamente os aspectos técnicos desta pesquisa
Planejamento
Cronograma Macro
Histórico
Pesquisadores
Lincoln Borges Ferreira - 34 992221951 - lincolnbf@gmail.com