Bruno2801 (discussão | contribs)
Bruno2801 (discussão | contribs)
Linha 27: Linha 27:
= Papéis =
= Papéis =
Ao utilizar o Scrum para desenvolvimento, em uma ou mais equipes, é necessário que cada uma delas seja composta de três papéis básicos:
Ao utilizar o Scrum para desenvolvimento, em uma ou mais equipes, é necessário que cada uma delas seja composta de três papéis básicos:
Scrum Master: Responsável por ajudar todos os envolvidos a entender e abraçar os valores, princípios e práticas do Scrum.
 
Product Owner: Único responsável por decidir quais recursos e funcionalidades serão construídos e qual a ordem que devem ser feitos.
*Scrum Master: Responsável por ajudar todos os envolvidos a entender e abraçar os valores, princípios e práticas do Scrum.
Dev Team (Time Scrum): Mais conhecido como equipe de desenvolvimento, o time scrum é quem deve fazer todo o trabalho para produzir uma ou mais funcionalidades do produto em cada Sprint. Sendo assim é quem de fato irá desenvolver o projeto.
*Product Owner: Único responsável por decidir quais recursos e funcionalidades serão construídos e qual a ordem que devem ser feitos.
*Dev Team (Time Scrum): Mais conhecido como equipe de desenvolvimento, o time scrum é quem deve fazer todo o trabalho para produzir uma ou mais funcionalidades do produto em cada Sprint. Sendo assim é quem de fato irá desenvolver o projeto.


= Artefatos =
= Artefatos =
= Referências Bibliográficas =
= Referências Bibliográficas =

Edição das 03h30min de 6 de junho de 2017

Conceito

O Scrum ou framework Scrum, metodologia desenvolvida por Jeff Sutherland, é uma técnica desenvolvida para ser utilizada na gestão de projetos de desenvolvimento de software, baseando-se no desenvolvimento ágil. É utilizado para a realização de projetos complexos nos quais é muito difícil predizer tudo o que irá ocorrer até sua entrega.

O Scrum possui três pilares fundamentais, são eles:

  • A transparência, de modo que todos tenham acesso aos processos, requisitos de entrega e status.
  • A inspeção constante de tudo que está sendo feito diariamente.
  • E a adaptação, tanto do processo, quanto do produto às mudanças que irão ocorrer durante todo seu desenvolvimento.

Parte do Product Owner a visão do que será feito. Ele é quem divide o projeto em funcionalidades, sendo essa atividade chamada Grooming. Esse conjunto de funcionalidades quando juntos em uma única lista priorizada, feita pelo próprio Product Owner, recebe o nome de Product Backlog.

Após essa etapa, é feita a primeira reunião chamada de Sprint Planning (Planejamento de Sprint), onde estarão presentes o Scrum Master, Product Owner e o Time Scrum. Nesta reunião é definido o Sprint Backlog, que contém todo o trabalho que será executado durante o Sprint.

O Sprint se trata de um intervalo de tempo, geralmente com duração média de 2 a 4 semanas, onde são definidas as funcionalidades a serem desenvolvidas. São realizadas reuniões diárias durante cada Sprint, chamada de Daily Scrum, para se ter o acompanhamento do progresso da Sprint.

Geralmente todos os Sprints possuem uma duração fixa, chamada de timeboxed, onde é definido o início e fim de cada etapa, sendo que geralmente todas possuem a mesma duração.

Ao final de uma Sprint tem se uma Sprint Review, reunião onde a equipe apresenta as funcionalidades implementadas em Sprint Review Meeting que tem o objetivo de verificar se está tudo como planejado e atualizar o Product Backlog com as mudanças.

Entre a Sprint Review e a próxima Sprint Planning, a Sprint Retrospective tem como objetivo verificar o que já foi feito e modificar ou adaptar o projeto. Após a Sprint Retrospective a equipe parte para o planejamento do próximo Sprint. Assim reinicia-se o ciclo.

Framework

Se trata de um conjunto de valores, princípios e práticas que promovem uma funcionalidade genética para que se adapte à sua necessidade no desenvolvimento do software.

Cerimônias

As cerimônias são todas as reuniões realizadas durante todo o projeto. Elas podem ser tanto formais como informais.

Papéis

Ao utilizar o Scrum para desenvolvimento, em uma ou mais equipes, é necessário que cada uma delas seja composta de três papéis básicos:

  • Scrum Master: Responsável por ajudar todos os envolvidos a entender e abraçar os valores, princípios e práticas do Scrum.
  • Product Owner: Único responsável por decidir quais recursos e funcionalidades serão construídos e qual a ordem que devem ser feitos.
  • Dev Team (Time Scrum): Mais conhecido como equipe de desenvolvimento, o time scrum é quem deve fazer todo o trabalho para produzir uma ou mais funcionalidades do produto em cada Sprint. Sendo assim é quem de fato irá desenvolver o projeto.

Artefatos

Referências Bibliográficas