Embedded systems

Revisão de 12h18min de 6 de maio de 2014 por Weulerfilho (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Esta pesquisa foi realizada por alunos de turmas anteriores e não foi corrigida, portanto
sua missão é revisar com cuidado e alterar/complementar este post sempre anotando as 
referëncias (fontes) na parte inferior. Náo se esqueça de que não deve ser um Copy/Paste
e sim uma síntese das pesquisas que fizer.



(Nota : o artigo anterior foi completamente retirado pois tratava-se apenas de uma colcha de retalhos feita através de copy/paste de outros artigos da internet. O presente artigo foi escrito baseado no artigo presente no link da referência e é de total autoria de quem o postou.)


Definição

Sistemas embarcados são projetos de hardware e software desenvolvidos para executarem bem (isto é, quase livres de possibilidade de travamentos ou panes) e de maneira autônoma e continua uma única tarefa ou um conjunto pré-definido de tarefas. Apesar de serem sistemas que possuem a arquitetura normal de um PC (processador, memória, algum dispositivo de armazenamento e interfaces), em geral os sistemas embarcados são invísiveis para o usuario final, que usa sistemas embarcados em diversos dispositivos e nem imagina, como por exemplo controles remotos, que dão grande uso até hoje aos microcontroladores de 8 bits apenas, televisões (os modelos mais tradicionais, que não contavam com sistemas operacionais multifuncionais), máquinas de lavar, geladeiras, carregadores de celular e mais uma infinidade de aparelhos que depende de uma operação eletronica simples.


Reconhecendo um sistema embarcado

Como acabamos de dizer, os nossos computadores de uso pessoal possuem arquitetura bem semelhante à dos sistemas embarcados. Sendo assim, como diferenciá-los?

Pelos exemplos triviais que demos acima, podemos ser levados a pensar que o que diferencia um sistema embarcado e um computador multifuncional é o tamanho dele. Entretanto essa definição cai por terra quando damos um outro exemplo de sistema embarcado : uma máquina destinada a controle aéreo. Um sistema como esse não pode jamais falhar, por isso tem hardware projetado sob medida para executar bem essa tarefa, e por tanto, não arriscariamos a estabilidade desse sistema tornando-o multifuncional para que o controlador aéreo jogue paciencia entre uma tarefa e outra. O sistema é especifico, o hardware é específico e executam contínuamente a mesma tarefa, portanto, um computador com uma capacidade de processamento infinitamente maior que o notebook com o qual escrevo esse artigo é considerado um sistema embarcado.

O que diferencia então um sistema embarcado de um simples computador pessoal é o uso. A quantidade de tarefas diferentes que cada um pode executar. Na prática, qualquer equipamento autônomo que não é um PC qualquer outro tipo de computador pessoal, acaba se enquadrando como um sistema embarcado.


Referência

- http://www.hardware.com.br/livros/hardware/sistemas-embarcados.html