Conceito
O Scrum ou Framework Scrum é uma técnica desenvolvida para gerenciar projetos que estão em modificação a todo instante. Para utiliza-lo é preciso que se baseie no desenvolvimento ágil, ou seja, respeite alguns princípios básicos pré-estabelecidos.
Para o funcionamento, é necessário que siga tais princípios (Frameworks) que são:
- Transparência
- Inspeção
- Adaptação
A todo momento, todos tem acesso aos requisitos como projeto base e entrega, e também todos tem a inspeção do que ocorre diariamente. E o principal pilar para o Scrum vem a adaptação, ou seja, a todo instante o projeto está se modificando. Como essa técnica não é uma sequência de comandos, é necessário que se adapte a mudanças do que traçar uma linha reta de plano.
Botando o Scrum em funcionamento, deve-se ter a base do projeto desmembrada, ou seja, ela deve estar toda dividida em funcionalidades e esse conjunto de funcionalidades chamado de Product Backlog. Após divididas, essas funcionalidades devem ser colocadas em ordem de prioridade pelo Product Owner e este poderá ser constantemente alterado, afinal se trata de um Scrum.
Após o desmembramento, é organizada uma reunião chamada de Sprint Planning entre, Product Owner, Scrum Master e Time Scrum. Sempre antes do começo de uma Sprint é organizada essa reunião, e será discutido quantas funcionalidades caberá dentro. Uma Sprint nada mais é que um intervalo de tempo, onde é colocado x funcionalidades para se desenvolver.
Uma Sprint tem um tempo fixo e pode variar entre 2 a 4 semanas. Nesse intervalo de tempo, há um reunião a cada dia para avaliar o progresso da Sprint, chamado de Dayle Scrum.
Ao final de uma Sprint, tem se o Sprint Review, reunião que tem o objetivo de verificar se está como planejado e atualizar o Product Backlog com mudanças.
Entre o Sprint Review e a próxima reunião Sprint Planning, a Sprint Retrospective tem como objetivo verificar o que já foi feito e modificar ou adaptar o projeto.
Framework
Framework é uma biblioteca de conjunto de valores e
práticas muito comuns, promovendo uma funcionalidade “genérica” para que se
adapte à sua necessidade na criação de software.
Cerimônias
As Cerimônias são todas as reuniões realizadas, sejam elas formais ou não.
Papéis
Mas quem são todos? Para um bom entendimento, todos seriam, o Product Owner, aquele que dialoga entre quem necessita do projeto ou produto e com quem irá projetar ou produzir, mas que também irá verificar, exigir e garantir se está ocorrendo como esperado. O Scrum Master é aquele que lidera e ajuda o Time Scrum e deve intender o Scrum como nenhum outro. O Master tem como papel supervisionar e ajudar a resolver problemas, sugerir ao Product Owner novas ideias ou ideias alternativas, e quando sua equipe não consegue solucionar algum problema, é ele quem deve tomar para si e resolver. Já o Time Scrum, é o grupo de desenvolvedores que irá de fato criar o produto ou projeto e entrega-lo.
Artefatos
Os artefatos é uma pratica fundamental, e são três:
- Product Backlog
- Sprint Backlog
- Incremento/Entrega ou Entrega parcial, realizado na Sprint Review.