Conceito:
Derivado do vocábulo inglês interface (superfície de contato), uma interface é, na área da informática, uma conexão física e funcional entre duas máquinas de qualquer tipo, consequentemente fornecendo-lhes um suporte para comunicação em vários níveis. Pode-se entender a interface como um espaço (lugar no qual ocorre interação e troca), uma superfície (a imagem é fornecida por meio da textura, forma ou cor de um objeto), ou um instrumento, ou seja, uma extensão do computador que possibilita sua interação com outra.
Na interação com o computador, há a distinção dos tipos de interface: há a interface de hardware, composta por itens como mouse e teclado, a interface de software, que inclui, por exemplo, sistemas operacionais, como o Windows e o Linux, e a hardware-software, que é o conjunto que permite ao homem entender o código binário e instruir sua máquina. A interface física, especificamente, é um dispositivo que efetua ligação entre uma porta de saída e a porta de entrada de dois equipamentos distintos.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Exemplos:
Interfaces físicas referem-se basicamente a qualquer tipo de conector, dispositivo responsável pela comunicação de sinais entre dois meios físicos, como entre um computador e um periférico. Na informática, especificamente, aplica-se a qualquer equipamento ou acessório ligado a CPU (unidade central de processamento).
Modem: É um dispositivo eletrônico que permite a modulação de um sinal digital em uma onda analógica, que será transmitida pela linha telefônica, a qual desmodula o sinal analógico e o converte para o sinal digital original.
Placa de Vídeo: Componente do computador que envia sinais do computador para o monitor, convertendo-os para imagens que possam ser mostradas ao utilizador.
Além de modems e placas de vídeo, interfaces físicas podem ser exemplificadas com mouses, teclados, microfones, impressoras, digitalizadores ou qualquer outro tipo de periférico ligado a um computador.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tipos:
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Meios Guiados (Interfaces de Rede):
Possuem uma capacidade de transmissão limitada pelos parâmetros de distância e tipos de configuração de rede. Tem como principais representantes:
Cabo Coaxial:
Consiste de dois condutores cilíndricos, interno e externo, separados por um material dielétrico. O fio interno é um condutor enquanto o cilindro externo é usado para ajudar a evitar interferências externas. Sua estrutura foi projetada para suportar uma grande variedade de frequências e ser menos sucetível a interferências e linhas cruzadas. São, de maneira geral, utilizados para distâncias relativamente grandese têm a
capacidade de suporte de uma grande quantidade de computadores interligados.
Cabo de Par Trançado:
É composto por dois filamentos isolados de cobre torcido. Pode ser dividido em dois tipos: UTP (Unshielded Twsited Pair: É o tipo mais popular e comum utilizado nas redes de computadores. Apresenta um par
trançado não-blindado) e STP (Shielded Twsited Pair: Par trançado blindado).
Shielded Twsited Pair
Unshielded Twsited Pair
Cabos de Fibra Óptica:
Transportam sinais de dados na forma de pulsos moldados de luz, em que o cabo de fibra emprega o vidro para carregar pulsos de luz com uma perfeita imunidade a ruídos. Tem como principal vantagem a capacidade de transporte de uma enorme largura de banda e a sua baixa atenuação. Seu uso está cada vez mais ligado à utilização de aplicações que
requerem uma grande quantidade de largura de banda (cuja largura é citada por muitos como quase infinita).
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Meios Não-Guiados:
São normalmente utilizados quando há impedimento de uso dos meios guiados, como a necessidade da transmição de sinais em pântanos, desertos e afins.
Satélites:
Um dos tipos de interface mais conhecidos, os satélites são de suma importância na transmissão de dados sem fio; ainda que apresentem limitações como retardo na transmissão e impedimento de transmissão na ocorrência de certos fenômenos naturais, especialmente na em locais que têm uma grande dimensão de terras e variedade geográfica (como é o Brasil, por exemplo). Podem ser divididos em três tipos:
. Satélites de órbita geoestacionárias (acima de 35000 km de altitude);
. Satélites de órbita média (aproximadamente 15000 km de altitude);
. Satélites de órbita baixa (aproximadamente 1000 km de altitude).
Infravermelho:
É o meio de transmissão utilizado para efetuar operações como usar o controle remoto para mudar o canal da televisão, manipular o aparelho de som, sendo assim uma realidade da maioria dos lares. Nas redes de computadores, o uso do infravermelho se justifica em dispositivos pequenos com o intuito de evitar o uso de antenas. Sua utilização é de grande interesse na comunicação entre dois palmtops.
Tem como limitação a distância e interferência física.
Microondas:
É a transmissão de ondas de rádio com maiores frequências, que tem um comportamento diferenciado quando da sua transmissão. Sendo assim, como uma transmissão por microondas faz uso de frequências maiores, ela permite transmitir um número maior de informação. Num ambiente de microondas, a transmissão é feita de forma direcionada, o que evita que qualquer pessoa possa ter acesso aos dados que estão sendo enviados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Protocolos:
Protocolos são o conjunto de línguas e sinais universais que permitem aos dispositivos se comunicarem por meio da rede. Alguns dos protocolos que fazem parte da camada física são:
IrDa (Infrared Data Association): Fundada em 1993 por diversas empresas, proporciona um conjunto de especificações do protocolo sem fio para comunicações do tipo infravermelho.
USB (Universal Serial Bus): Um tipo de padrão que determina os cabos, conectores e protocolos utilizados para a transmissão de dados por meio de cabos em periféricos.
EIA (Electronic Industries Alliance): é uma organização que trata da funcionabilidade de equipamentos de marcas diferentes sejam tanto compatíveis quanto intercambiáveis nos Estados Unidos.
DSL (Digital Subscriber Line): São tecnologias que possibilitam o acesso à internet por meio da transmissão digital de dados em uma rede local de telefonia. Tem como característica o uso bandas de frequência altas para dados filtrados. O consumidor tem como variação da taxa de bits entre 256 kbit/s até 40 mbit/s, direcionado ao cliente.
ISDN (Integraded Services Digital Network): É um conjunto de padrões de comunicação simultânea digital, transmissão de dados, voz, vídeo, dentre outros serviços de rede por meio da rede de telefonia pública. Tem como objetivo permitir a transmissão digital de dados e voz ao longo dos fios de cobre da telefonia, o que resulta em uma melhor qualidade de voz se comparado ao que um telefone analógico oferece.
T1: É um método de transmissão digital que tem como objetivo multiplexar canais de vozes ou de dados em um par de fios. É utilizado como padrão de interconexão de centrais telefônicas, no Japão e nos Estados Unidos. O T1 envia dados em frames, o que permite a transmissão de oito mil quadros a cada segundo.
E1: Utilizado no Brasil e na Europa, o E1 é um padrão de linha telefônica digital, com uma taxa de transferência de 2 Mbps e a possibilidade de ser dividido em 32 canais de 64 Kbps cada um.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Referências Bibliográficas:
http://ceappedreirasrt.blogspot.com.br/2012/05/protocolos-camada-fisica.html
http://conceito.de/interface
http://www.feesc.org.br/trcc/Capitulo%203%20-%20%20Meios%20de%20Transmiss%C3%A3o,%20Interfaces%20e%20Padroniza%C3%A7%C3%A3o.pdf