Conceitos
SQL (em português linguagem estruturada de consulta), é uma linguagem de consulta e manipulação de dados, essa linguagem é responsável pela interação com os dados armazenados em um banco de dados, e é usada na maioria dos bancos relacionais.
Banco de Dados
É um conjunto de dados que estão relacionados entre si e que contém informações de pessoas lugares ou coisas e estão armazenados em algum lugar a fim de manter esses registros salvos e seguros, esses dados se relacionam no intuito de fazer algum sentido, e são organizados geralmente em tabelas.

Recursos do SQL
Dentre os vários recursos dessa linguagem podemos citar:
Consultas: possibilidade de achar informações armazenadas em um banco, para usos em programas ou para fins informativos.
Atualizações: possibilita atualização de informações que estão salvas em um banco de dados, desde que o sistema esteja se comunicando com o mesmo, essas atualizações são entendidas de três formas(inclusão, manutenção e exclusão de dados).
Filtros e ordenações: o SQL também ordena as consultas de acordo com algum campo(as pesquisas podem ser visualizadas em ordem alfabética por exemplo), além de filtrar informações.
Alguns Sistemas que usam SQL
Dentre alguns sistemas de banco de dados que usam SQL podemos citar: My SQL, SqLite, Oracle.
My SQL
É um sistemas que gerência um banco dados utilizando a linguagem SQL, foi criado na Suécia por suecos e um finlandês: David Axmark, Allan Larsson e Michael mondy, algumas das vantagens é que ele é um software gratuito(somente para fins não comerciais), e tem fácil manuseio, excelente desempenho e estabilidade, e pouca exigência de hardware, o MySQL tem fácil integração com o PHP que já é incluído no software.

PHP
É uma linguagem interpretada livre, que gera conteúdo dinâmico no Word Wide Web.
Alguns comandos do MySQL
Insert: Insere dados em uma tabela, exemplo:
INSERT INTO <nome_tabela> (<campo1>, <campo2>) VALUES (<valor1>, <valor2>)
Update: usado para alterar um registro qualquer no banco exemplo:
UPDATE <nome_tabela> SET <campo1> = <valor>
Select: usada para visualizar os resultados de uma tabela, esse comando é o mais importante do SQL, pois a partir dele é realizado consultas, retornando os resultados em formato de tabela, exemplo:
SELECT <campo1> FROM <nome_tabela>
Parâmetro Where: usado de forma opcional em algumas instruções como SELECT por exemplo, seu objetivo é filtrar um conjunto de resultados através de uma condição.
SELECT = FROM<nome_tabela> WHERE ESCOLARIDADE = ‘Graduado’
Tabelas em um banco de dados
Quando armazenamos dados em um banco, temos que organizar esses dados a fim das informações nele contidas fazer algum sentido, a tabela é organizada em vários campos com descrições diferente, referente a um objeto, pessoa, ou lugar , um padrão que geralmente é seguido é sempre definir um campo como ID, para que o dado inserido nele não repita nos outro dados, o ID é a identificação daquele objeto, temos também que determinar que tipos de dados cada campo irá receber(Char, Int, Float), se ele pode ser preenchido vazio ou não(null), e se ele auto incrementa(auto increment), recurso utilizado no ID.
No SQL
Do português traduzido para “Não somente SQL” é uma classe de banco de dados não relacionais, os bancos de dados “No SQL” não podem exigir esquemas de tabela e não suportam instruções SQl, o intuito do No SQL não é eliminar Bancos de dados relacionais e sim exibir mais alternativas.
Referências bibliográficas
Wekipédias
https://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados
https://pt.wikipedia.org/wiki/SQL
https://pt.wikipedia.org/wiki/MySQL
https://pt.wikipedia.org/wiki/NoSQL
Livros

Milani André,Construindo aplicações web com PHP e MySQL. ed.Novatec, 2010 p 153 - 155.