História do Android
O Android Inc. foi criado em 2003 por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White na cidade de Palo Alto na Califórnia. No começo, a ideia dos criadores era criar um sistema operacional para câmeras digitais, no entanto, decidiram seguir o rumo em móbiles pois perceberam que o mercado não era grande o suficiente . Então, a equipe criou um sistema operacional prezando pela interface simples e funcional. A empresa pretendia que o sistema fosse simples e, além disto, fosse gratuito para todas as pessoas que queriam ter o acesso.
No ano de 2005, o Google comprou o Android Inc. e assim nasceu a Google Mobile Division, que tinha o objetivo de aprimorar o sistema do Android, com a promessa de criar um sistema flexível e atualizável. Em 2007, várias empresas, tais como a Samsung, Sony, Sprint Nextel, Qualcomm entre outras, formaram uma aliança com o objetivo de criar uma plataforma de código aberto para smartphones. Assim nasceu o primeiro Android comercial.
Após seu lançamento comercial, os smartphones começaram a serem bastante utilizados, e grande parte deles tinha o Android como o sistema operacional. Atualmente, ele é o sistema mais utilizado no mundo, competindo com o iOS e Windows Phone.
Características
- O SO Android é gratuito;
- Seu código é aberto;
- Seu Kernel é o Linux;
- Seus aplicativos são desenvolvidos em Java;
- Possui uma grande variedade de aplicativos gratuito e pagos devido ao OpenSource;
- Os dados são armazenados em SQLite;
- SMS e MMS são formas de envio de mensagens;
- A plataforma é adaptada tanto para dispositivos VGA maiores, gráficos 2D, bibliotecas gráficas 3D baseadas em OpenGL ES especificação 2.0 e os layouts mais tradicionais de smartphones;
- O navegador é baseado no Webkit;
- Aplicativos são compilados em bytecodes Dalvik e executados pela máquina virtual Dalvik, oque permite ser executado em qualquer dispositivo Android;
- O Sistema suporta formato do tipo MPEG-4, H.264, MP3 e AAC
- O Android é totalmente capaz de fazer uso de câmeras de vídeo, tela sensível ao toque, GPS, acelerômetros, e aceleração de gráficos 3D;
- Inclui um emulador, ferramentas para debugging, memória e análise de performance. O Eclipse (IDE) (atualmente 3.4 ou 3.5) poderá ser utilizado através do plugin Android Develpment Tools (ADT);
Funcionamento
Arquitetura
A arquitetura do Android é constituída de 4 camadas:
- Linux Kernel: O Android usa uma versão modificada do kernel do Linux. Em algumas destas modificações, existe o Binder, que função de estabelecer a comunicação entre os processos. Além desta função, há um compartilhamento de memória, chamado de ashmem, onde possibilita dois processos se comunicarem através deste compartilhamento. Existe também o logger, onde existe 4 tipos e cada um representando um buffer diferente. Há também o módulo wakelocks, que possibilita as aplicações saírem do modo de baixo consumo de energia. Para controlar a memória, tem o oom handling, que controla o uso de memória para que a memória disponível seja maior do que o valor mínimo. E por fim, existe o timed GPIO, que aciona as saídas de forma temporizada.
- Bibliotecas e Serviços: Bionic, OpenGL(gráficos), SQLite(banco de dados), máquina virtual Java Dalvik. Grande parte deles são desenvolvidos em C e C++.
- Framework: Aqui é a camada onde está grande parte dos recursos do dispositivo, como GPS, interface gráfica, armazenamento do cartão SD, entre outros. Grande parte desta camada é desenvolvida em Java.
- Aplicações: Aqui é onde fica os aplicativos. Grande parte deles desenvolvidos em Java.
Referências
https://www.oficinadanet.com.br/post/13939-a-historia-do-android
http://www.midiacom.uff.br/~natalia/2012-1-sisop/tgrupo1.pdf
http://sistemasoperacionas.blogspot.com.br/2012/12/sistema-operacional-android.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Android
https://pt.slideshare.net/guilhermealarcao/apr-android
https://www.oficinadanet.com.br/post/13939-a-historia-do-android
https://sergioprado.org/introducao-ao-funcionamento-interno-do-android/