Especificação técnica
Banco de dados são coleções de dados organizados que se relacionam de forma a criar um sentido (informação). Essas coleções são gerenciadas por um SGBD (Sistema gerenciador de banco de dados. A principal finalidade do banco de dados é o controle de operações empresárias, além do gerenciamento de informações. Banco de dados são utilizados praticamente em todas as aplicações, onde suas funções são gerenciar o armazenamento, recuperação de dados e toda a aplicação onde a coordenação entre muitos usuários é necessário. Existem diversos modelos de bando de dados como modelo plano, rede, hierárquico, etc. Uns dos mais utilizados atualmente e o que vamos tratar é do modelo relacional, que muito provável será o modelo que veremos no curso.
Funcionamento
Um sistema de banco de dados é composto por um banco de dados e um software gerenciador de banco de dados o SGBD. Esse sistema está dividido em módulos específico de modo que todas as necessidades desse sistema possam ser atendida. Algumas das funções essências do sistema são constituídos nessa base de dados e podem ser oferecidos pelo sistema operacional e o banco de dados e então construído nessa base. Deve-se portanto, ao construir o banco de dados, considerar a interface entre o sistema de banco de dados e o sistema operacional. Os componentes de processamento de consulta e componentes de administração e memória.
Software
Banco de dados é utilizado basicamente em toda aplicação que necessite armazenar informação, tanto sistemas web, desktop e dispositivos móveis. A linguagem utilizada em banco de dados é a SQL (Structured Query Language) ou linguagem de consulta estruturada. Apesar de existir várias empresas com seu próprio banco de dados, o sql é uma linguagem padrão para todos. Existem diversos banco de dados atualmente como, o banco de dados Oracle, Mysql(que também pertence a Oracle), SqlServer da Microsoft, MongoDB, PostgreSQL, MariaDB entre outros. Também, existem softwares para auxiliar na modelagem e criação de diagramas, quando se trata de banco de dados. Como exemplos temos o Weka para mineração de dados, Tree Map para geração de mapas de árvores, DBDesigner para modelagem de dados e elaboração de diagramas, Mysql Workbench que funciona como IDE, possui uma interface que auxiliar na criação de banco de dados além de poder criar diagramas, modelo conceitual, lógico e físico de um banco de dados.
Exemplos de um Sistema gerenciador de banco de dados e um software para auxiliar na criação:
https://www.mysql.com/ https://www.mysql.com/products/workbench/
Topologia ou Esquema funcional
Acima temos no primeiro exemplo o funcionamento de um banco de dados, um diagrama de entidade relacionamento e um exemplo de código em Mysql.
Conexões
Projeto_de_SGBDs
Programação_em_SQL
Projeto_Banco_de_Dados
Informações adicionais
Conclui-se que um banco de dados permite colocar à disposição de usuários para consultas, introdução de atualizações, backup de informações etc. Um banco de dados pode ser local, ou seja utilizado em um dispositivo por um usuário, ou repartido, quando as informações são armazenadas em dispositivos remotos acessíveis pela rede. A grande vantagem do banco de dados é a a possibilidade de vários usuários poderem utilizar simultaneamente
Referências bibliográficas
Livros: Fundamentos de banco de dados, Introdução a banco de dados
Sites:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados
http://www.devmedia.com.br/conceitos-fundamentais-de-banco-de-dados/1649
http://br.ccm.net/contents/65-bancos-de-dados
https://www.cursoemvideo.com/course/curso-banco-dados-mysql/


