Tecnologia Machine-To-Machine

Revisão de 12h56min de 20 de outubro de 2017 por Vinicius adriano (discussão | contribs) (Conexões)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Especificação técnica

A Tecnologia Machine-To-Machine ou M2M (em português Máquina a Máquina), pode ser descrita como a capacidade que algumas máquinas possuem de se comunicarem através de redes, que podem ser por meio de fios ou redes sem fios. Essa tecnologia coleta dados através de sensores, que ficam presentes nas máquinas e enviam por meio de roteadores esses dados a uma central, onde os mesmos processados e enviados via internet para um servidor, no qual ficam a disposição para consulta e utilização do usuário conforme definido pelo software que ali foi configurado. A tecnologia M2M possui uma gama de utilização muito grande, tanto que atualmente já faz parte de nosso cotidiano, como por exemplo o wi-fi, bluetooth, GSM, GPS, Iot, entre outras.


Funcionamento

A tecnologia M2M funciona da seguinte maneira: ela se utiliza de um sensor que pode ser acoplado a outra maquina ou pode ser usado sozinho, esse sensor é programado para obter determinados dados, como temperatura, localização, volume, energia, etc. Após a coleta dos dados, os dados são enviados via rede - que pode ser sem ou com fios - para uma central que analisa e processa os dados para que possam ser utilizados e compreendidos pelo usuário ou software que fará uso desses dados. Apos o processamento dos dados eles são enviados para um servidor via internet no qual o usuário ou software podem acessar e executar diversas funções sobre esses dados e ate mesmo a máquina que foi usada para a coleta dos mesmos. Para que o usuário utilize toda essa tecnologia é preciso que tudo se conecte, para isso são usadas as interfaces, que podem ser físicas no caso dos fios e conectores, existem também a interface gráfica que permite a visualização das informações e a interface lógica que permite a comunicação entre o software e o hardware.


Software

O software na M2M é utilizado na coleta e transferência de dados, pois existe um software chamado firmware que foi programado para efetuar determinada função em um hardware específico, no caso os sensores, e os enviá-los, no armazenamento desses dados, onde é utilizado um banco de dados para armazenar e disponibilizar as informações. São utilizados também os frameworks, já que a M2M é oriunda da telemetria.

Esquema funcional

Esquemas representando o funcionamento da tecnologia Machine-to-Machine.



Conexões

http://www.sourceinnovation.com.br/wiki/Tecnologia_Internet_das_Coisas

http://www.sourceinnovation.com.br/wiki/Tecnologia_Banco_de_Dados

http://www.sourceinnovation.com.br/wiki/Conceito_de_Firmware

https://www.youtube.com/watch?v=8Ah2iyXV8gE



Informações adicionais

A tecnologia Machine-to-Machine teve sua origem na Telemetria, que é um meio de comunicação sem fio entre dois dispositivos. Atualmente existem inúmeras formas de M2M e inúmeras aplicações; a M2M pode ser usada tanto para monitoramento da produtividade de maquinas, como para monitoramento de um carro de Fórmula 1 durante uma corrida.

Referências

Script Brasil,Entenda o conceito M2M.Disponível em: <https://www.scriptbrasil.com.br/vida-digital/curiosidades/entenda-conceito-m2m.html> Acesso em 14 de setembro de 2017.

Source Innovation, M2M .Disponível em: <http://www.sourceinnovation.com.br/wiki/M2M> Acesso em 14 de setembro de 2017.

Teleco, Tutorial M2M. Disponível em: <http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialm2mI/pagina_1.asp> Acesso em 14 de setembro de 2017.

Techtudo, O que é M2M?.Disponível em: <http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/12/o-que-e-m2m-veja-o-que-significa-o-conceito-da-comunicacao-das-maquinas.html> Acesso em 14 de setembro de 2017.