Evolução na profissão
Destacar os passos na vida do profissional até chegar onde está. Começando eventualmente por estágio ou curso técnico, explicando os cursos, certificações ou áreas de trabalho ao longo da carreira. As promoções de cargo até a atual função.
Descrição da atividade atual
Descrever o dia-a-dia do profissional. Funções, responsabilidades e atividades assumidas pelo profissional.
Requisitos mínimos para exercer a profissão
- curso técnico, superior ou habilidade necessária para a função que exerce
- Conhecimentos básicos necessários para sua atuação, não só técnicos mas também comportamentais.
Ferramentas usadas no dia-a-dia
- Softwares ou recursos físicos obrigatórios ou necessários para que o profissional possa exercer sua atividade.
Tecnologias envolvidas
Conhecimento técnico e científico aplicado na atividade profissional utilizando ferramentas, processos e recursos físicos. Neste caso, escolher uma tecnologia e aprofundar a ponto de poder discutir em sala de aula Exemplos:
- SO, Banco de Dados, Linguagens, Metodologia ágil para o Engenheiro de Software
- Redes de Computadores, Roteamento, sistemas de comunicação e comutação para o Analista de Redes
- Criptografia, Certificação Digital, Banco de Dados, Ambiente Web para Analistas de Segurança
- Banco de Dados, Normalização, Tuning, redundância para o DBA
- E assim por diante ....
Ética profissional
- Apontar qualquer situação em que é necessário ética. Seja alguma situação vivida pelo profissional ou que ele tenha tido conhecimento. Importante ressaltar o comportamento adequado do profissional dentro de uma empresa ou de um negócio.
- Caso o profissional não sugira nada, a equipe deverá pesquisar e discutir algum caso
- Os casos, tanto podem tratar de comportamentos éticos positivos quanto de situações onde a ética tenha sido desvirtuada.
Exemplo de resultado tangível
- Citar um exemplo de algum resultado real produzido pelo profissional. Aqui pode ser o exemplo de um equipamento, de um sistema embarcado, de um sistema web ou mobile, de um projeto ou documento que retrate a contribuição do convidado no negócio onde ele atua.
Upload da apresentação
- https://www.youtube.com/watch?v=p6fDN5RwKPU
Pesquisa
O que é Kanban?
O Kanban é um sistema visual para gerenciar o fluxo de trabalho a fim de o tornar mais produtivo, surgiu dentro do modelo de produção toyotista com o intuito de facilitar o controle de estoque com ações cujo objetivo era melhorar a relação entre o almoxarifado e a linha produtiva.
Com o passar do tempo o método do Kanban foi documentado, estruturado e passou a ser utilizado principalmente em empresas de desenvolvimento de software, mas não se engane, o mesmo pode ser utilizado em qualquer projeto, inclusive em projetos pessoais. O Kanban possui três elementos principais:
O sistema visual: um quadro com colunas para dividir o trabalho em segmentos ou pelo seu status, onde cada tarefa é disposta como um cartão em uma das colunas que indicam sua situação atual.
Os cartões: uma descrição detalhada da tarefa a qual ele representa.
A limitação do trabalho em andamento: barreiras que definem a quantidade de itens que podem ou não estar em determinada situação.
Em resumo, o Kanban tem como objetivo organizar e gerenciar um fluxo de trabalho a fim de aumentar a produtividade. Para explicitar o funcionamento do método basta compreender a estrutura do quadro, como dito acima, ele é composto por cartões dispostos em colunas e separadas normalmente em 3 tipos diferentes:
To do: tarefas a serem feitas
É a coluna que também é chamada de Backlog e ela contém os cartões das tarefas que devem ser feitas, com suas respectivas prioridades.
Doing: tarefas sendo executadas
Esta é responsável por guardar os cartões nos quais os colaboradores já estão trabalhando e para manter o processo como uma esteira, assim que uma tarefa saí outra é colocada em seu lugar.
Done: tarefas concluídas
A última coluna é a que indica que os cartões já foram concluídos e serve para mensurar o quanto do trabalho está entregue.
Mesmo que as colunas sejam comumente utilizadas dessa forma cada caso de uso deve ser analisado individualmente e caso seja necessário pode-se criar colunas e métricas específicas para seu cenário, afinal o objetivo do Kanban é gerar produtividade para processos e modelos analíticos da melhor forma possível e isso também significa ser flexível.
Dúvidas
- 01. [Luiz Cláudio] Scrum Master pode ser Desenvolvedor?
- Pode sim, mas é algo incomum uma vez que as certificações e conhecimentos específicos para cada função são bastante distintos.
- 02. [Luiz Cláudio] Conhece alguma proposta similar ao Scrum usada atualmente no Brasil ou no mundo?
- O Kanban também é uma metodologia ágil bastante difundida no mundo.
- 03. [Luiz Cláudio] PO pode ser o Scrum?
- Pode sim, no entando as responsabilidades de cada um são bem diferentes e não é algo comum nem recomendado.
- 04. [Luiz Cláudio] É viável trabalhar com uma equipe maior que 7 pessoas?
- É viável sim, o tamanho ideal de uma equipe que utiliza o scrum é de 3 a nove pessoas
- 05. [Luiz Cláudio] O que é EAP?
- Estrutura Analítica de Projeto, um levantamento de quais as necessidades do projeto que é feito antes do mesmo ser iniciado, onde deve-se considerar o tempo gasto em cada tarefa.
- 06. [Luiz Cláudio] O que é uma estória?
- Uma estória é um documento que detalha uma tarefa a ser executada dentro da Sprint, contém casos de uso, critérios de aceite e todo o descritivo necessário para que a tarefa seja executada com precisão.
- 07. [Luiz Cláudio] Você usa o Poker Planning? Como?
- Sim, utilizo o Planning Poker para realizar a votação da complexidade das tarefas que serão realizadas na Sprint
- 08. [Luiz Cláudio] Sobre Empreendedorismo: Pode explicar sobre a Colmeia?
- 09. [Luiz Cláudio] O que é uma VPN? Quem é o responsável?
- Virtual Private Network é uma conexão privada com internet comumente utilizada internamente nas empresas a fim de gerar segurança, e em alguns cenários facilitar a transferência de arquivos entre as máquinas. Dentre os responsáveis pela VPN podem estar os Analistas de Infraestrutura, os Analistas de Redes e até os Arquitetos de Software em alguns casos.
- 10. [Luiz Cláudio] O que é um requisito? Quem tem a função de coletá-los e especificá-los?
- O requisito é uma das necessidades que um produto deve ter, seja ele complexo ou trivial é função do Analista de Requisitos coletar, entender, documentar e disponibilizar para o time de forma com que o mesmo seja implementado no produto.
- 11. [Luiz Cláudio] O que é um Stake Holder?
- É uma pessoa ou grupo de pessoas que são impactados pelas ações realizadas em um empreendimento, projeto, empresa ou negócio.
- 12. [Luiz Cláudio] O que é um OKR? Por quê ele é usado nas empresas?
- OKR é um sistema de definição de metas focado em uma abordagem simples para criar alinhamento e engajamento em torno de metas facilmente mensuráveis.
- 13. [Luiz Cláudio] Vc usa o burndown?
- Sim, os gráficos de burndown são utilizados principalmente nas Reviews quando desejamos entender melhor o desenvolvimento do time.
- 14. [Bruno Barbosa] Em algum momento o Scrum Master entra em contato com a tecnologia utilizada pelo time de desenvolvimento, por causa da metodologia ágil? Ou é função do time de dev. analisar a tecnologia cabível para aquele momento do projeto?
- É sempre função do time de desenvolvimento, porém uma vez que o Scrum Master possui domínio ou se sente a vontade de compartilhar o seu conhecimento ele será sempre ouvido e analisado.
- 15. [Bruno Barbosa] O Scrum Master leva em consideração uma possível quebra de ritmo de produção em relação ao time de dev.? por ex: períodos de descanso, folga, etc...
- Todos os períodos onde o time não estará produzindo devem ser levados em consideração no planejamento da Sprint e previamente avisados e combinados.
- 16. [Luiz Cláudio] Como o Arquiteto de Software influencia na vida do Scrum Master?
- O arquiteto de software tem como principal responsabilidade definir o molde de como o software deve ser construído de forma alinhada aos requisitos necessários e essa tarefa é a base das definições que o Scrum Master deve monitorar no andamento do desenvolvimento das ferramentas.
- 17. [Maria Fernanda Gouveia] Como saber a produtividade da equipe?
- A produtividade do time está diretamente a ligada a três fatores, quanto valor o time entrega (pontos por sprint), o quão estável é essa quantidade de pontos por sprint e o quanto o time melhora com o passar das sprints.
- 18. [Davi Lacerda] Vários devs entram em burn-out. Por quê dessa falha no Scrum?
- É bastante comum a triste situação de desenvolvedores e até times inteiros sofrerem com o Burnout, na maior parte dos casos onde isso acontece no mesmo ambiente onde o Scrum é implementado, a falha acontece na execução da metodologia, justamente por que o Scrum em si foi criado para evitar o esgotamento e o trabalho excessivo em determinadas situações, e isso ocorre principalmente quando os papéis são exerecidos de forma incorreta.
- 19. [Hudson] O que seria mais complicado com o Scrum Master, lidar com o Product Owner ou com o time ?
- Normalmente a interação com o time é mais complicada por se tratar de um conjunto de pessoas e consequentemente uma quantidade maior de tarefas, sem contar que quanto mais pessoas mais chances de conflitos de interesses.
- 20. [Florence Franklin] Num processo real, o que faz um Scrum Master?
- O Scrum Master ele organiza a rotina dos times pelos quais é responsável, realiza a confecção das sprints, resolve conflitos e remove impedimentos.
- 21. [Yuri Christian] Qual a rotina de um Scrum Master?
- Normalmente o Scrum Master tem sua manhã ocupada com as reuniões diárias e/ou Planning's, Reviews e Retrospectivas, já no período da tarde ele trabalha removendo impedimentos, mediando reuniões entre times e entre setores, organizando os Boards dos times e também planejando as reuniões do dia seguinte.
- 22. [Yuri Christian] Qual a remuneração de um SM?
- No Brasil a remuneração fica em torno de R$ 4000,00 a R$ 13000,00.