Fase I - Estudo
Título da Ideia
Compreensão da nova tecnologia, o desenvolvimento no mercado de trabalho e as evoluções da mesma.
Objetivos
Para essa pesquisa temos como objetivo realizar a compreensão sobre o que é o 50GPON, quais são suas especificações e como está se desenvolvendo no mercado de trabalho, além disso acompanhar quais são suas progressões e analisar a sua disponibilidade para a aplicação nas redes da Algar Telecom.
Conceito
Rede óptica passiva (PON) é um tipo de tecnologia de rede de acesso óptico, que é a tecnologia principal para fornecer rede de banda larga para usuários. Ela consiste no terminal de usuário, ONU/ONT, divisor óptico, cabo óptico, OLT e roteador/sistema de autenticação e contabilidade. O 50G PON tem desempenho significativamente maior do que a geração anterior, incluindo baixa latência, alta velocidade de rede, alta inteligência e maior segurança.
Vamos listar alguns conceitos sobre o 50G PON: Taxa PON de 50G:
Tecnologia 50G PON assimétrica: A taxa de downstream é de 50 Gbit/s, que é cinco vezes maior do que a velocidade atual da rede 10G PON. Esta é a taxa da porta PON no OLT. Após a divisão óptica no ODN, a taxa para o usuário é reduzida, ou seja, 50 Gbit/s. Em termos gerais, tem 10 Gbps, que é muitas vezes maior do que a banda larga gigabit atual, e a velocidade a rede é muito mais ampla.Indica a taxa upstream. A ITU define três taxas: 12,5 G, 25 G e 50 G. (A taxa original de 10 Gbit/s foi abandonada porque estav muito próxima da taxa de 12,5 Gbit/s.).
Tecnologia PON 50G simétrica: As taxas de upstream e downstream são de 50 Gbit/s. De acordo com o desenvolvimento dos mercados de comunicações industriais, taxas assimétricas são usadas principalmente na agregação 50G PON. 12,5 Gbit/s é destinado a usuários de banda larga residenciais, 25 Gbit/s é destinado a usuários de banda larga residenciais e governamentais e empresariais, e 50 Gbit/s é destinado a usuários governamentais e empresariais. Além da taxa, a tecnologia 50G PON tem os seguintes requisitos: O atraso médio unidirecional não excede 350 μs (100 μs), e a precisão de temporização não excede 50 ppb (bilionésimos, ou seja, nanossegundos). A criptografia de uplink e downlink é mais segura e confiável.
/*Implementação do 50G PON Atualmente, a tecnologia 50G PON não é uma dificuldade. Ela está em RD e testes e será usada por usuários em um futuro próximo. A principal dificuldade é a popularização e a aplicação. Quando falamos da compatibilidade das tecnologias PON já implementadas temos que o 50G PON não substitui ou atualiza imediatamente a rede existente. Um processo é necessário para ser compatível com atualizações suaves. Atualmente, as redes FTTx incluem EPON/GPON (1G) e XG(S)-PON (10G). A atualização deve ser compatível e não deve afetar a rede existente. Atualmente, ele está principalmente na fase de abordar problemas-chave e não foi amplamente promovido.
A coexistência de 50G PON está sendo resolvida. Em termos de compatibilidade, 50G PON suporta evolução de coexistência de GPON, XG(S)-PON e 10G EPON, alcançando atualização suave na extensão máxima, coexistência de 50G PON, incluindo 2G e 3G PON. Os cenários de compatibilidade de duas gerações são os seguintes: · GPON/50G PON; · XG(S)-PON/50G PON; · 10G EPON/50G PON; A coexistência de três gerações é a seguinte: · GPON/XG(S)-PON/50G PON; Existem dois modos de compatibilidade e coexistência. Um é o comprimento de onda multiplexado integrado. (Componente multiplexador integrado multimodo MPM, MPM = Multi PON Model) Multiplexador externo (usando um multiplexador CEx independente, ou seja, CEx = Coexistência). Para simplificar, já que sinais de múltiplos sistemas PON precisam ser transmitidos por uma rede ODN, os comprimentos de onda devem ser multiplexados. Para combinar as ondas de múltiplos sistemas diferentes. O multiplexador integrado (MPM) é mais popular. No entanto, ele é baseado no módulo óptico multimodo, que tem certos requisitos sobre o desempenho, tamanho e consumo de energia do módulo óptico. Multiplexador externo (CEx) é fácil de implementar. No entanto, a desvantagem é que o CEx ocupa mais espaço no equipamento e consome mais energia.
Características
Existem três modos de coexistência de 50G PON e PON tradicional, a saber:
50GPONcoexiste com XG (S):
50GPONcoexiste com 10G EPON:
50G/ 10G / 1GPON coexistência de três gerações:
Estudo Dirigido
- Pesquisar e escrever sobre as características principais da tecnologia
- Redigir sobre Conceito conforme orientações do template
- Definir Objetivos com o time
- Descrever as principais soluções do mercado incluindo num item apropriado
- Avaliar os ratings e montar quadro comparativo
- Pesquisar soluções open-source
- Começar a pensar numa aplicação dessa tecnologia que deverá estar alinhada com o objetivo.
Fase II - Ensino
Conteúdo
Desenvolva um conteúdo que possa transmitir o conhecimento adquirido para outros
Arquivo:Relatório - 50G PON (1).pdf
Fase III - Exemplo de Caso de Negócio
Business Case
Nokia e Google Fiber testam tecnologia 50G PON na banda larga.
Na experimentação, a dupla atingiu velocidades de 50Gb/s em cima de rede de banda larga em fibra. Esta foi a primeira demonstração de tecnologia 50G PON em rede existente nos Estados Unidos.
Para tal, a Nokia forneceu plataforma de acesso para o GFiber Labs (hub de desenvolvimento tecnológico do Google Fiber), ao passo que os testes basearam-se em rede com a tecnologia 25G PON cuja implementação já fora realizada pela dupla no ano passado.
GSMA anuncia Vivek Badrinath, ex-Vodafone, como novo diretor-geral "[Isso] demonstra como diferentes tecnologias PON podem ser combinadas na mesma fibra para evoluir suas ofertas de banda larga", afirmou a Nokia, em comunicado onde projetou a necessidade futura de upgrades para o 50G PON e além, a partir de demandas por maiores velocidades na banda larga.
"Os provedores de serviços precisam ser capazes de selecionar a tecnologia certa, com base em suas necessidades e caso de negócio. É por isso que já oferecemos 10G e 25G hoje, estamos testando 50G e desenvolvendo 100G – levando, em última análise, a uma gama completa de tecnologias PON que podem ser combinadas na mesma plataforma e na mesma fibra", destacou o VP de redes de banda larga da Nokia, Geert Heyninck.
Link [1]
Alinhamento com Lei do Bem
- Projeto possui algum elemento tecnologicamente novo ou inovador?
Elemento tecnologicamente novo ou inovador pode ser entendimento como o avanço tecnológico pretendido pelo projeto, ou a hipótese que está sendo testada
- Projeto possui barreira ou desafio tecnológico superável?
Barreira ou desafio tecnológico superável pode ser entendido como aquilo que dificulta o atingimento do avanço tecnológico pretendido, ou dificulta a comprovação da hipótese
- Projeto utiliza metodologia/método para superação da barreira ou desafio tecnológico?
Metodologia/método para superação da barreira ou desafio tecnológico pode ser entendido como aqueles atividades que foram realizadas para superação da barreira ou do desafio tecnológico existente no projeto
- Projeto é desenvolvido em parceira com alguma instituição acadêmica, ICT ou startup?
Se sim, o desenvolvimento tecnológico é executado por associado ou por alguma empresa terceira? qual o nome da empresa? Anexar cópia do contrato
Fase IV - Protótipo orientado ao Negócio
Escopo
Explique o escopo deste protótipo
Limitações
Informe sobre as limitações técnicas, comerciais, operacionais, recursos, etc.
PoC
Desenvolva um PoC (Proof of Concept)
Privacidade (LGPD)
- Avaliar condições referentes à Lei Geral de Proteção de Dados
Detalhamento Técnico
Descreva especificamente os aspectos técnicos desta pesquisa
Cronograma Macro
Histórico
Responsável: fulano
Semana de dd à dd/mm/yyyy
Semana de dd à dd/mm/yyyy


