BIG DATA
Origem: Source Innovation, enciclopédia Universitária.

No nosso dia a dia, nosso cérebro calcula, processa sem parar uma infinidade de estímulos, uma infinidade de coisas ao nosso redor, como por exemplo a distância que estamos de um certo local, a variação climática, a condição do vento, a velocidade dos nossos passos, se devem diminuir ou aumentar, dentre várias outras coisas. Estamos atualmente em uma revolução de dados e informação, uma nova fase. Se observarmos hoje em dia, temos dados abertos, públicos, sobre várias coisas, economia, educação, saúde, transportes, indústrias, etc.
Mas a pergunta é, será que é possível fazer uma máquina se adaptar, processar e captar tantas infinidades de informações imensuráveis? E é isso que o conceito BIG DATA promete, fazer com uma velocidade assustadora, mais do que todo e qualquer ser humano. É muito bom ter essas informações online para todos nós, para definir que tipo de coisa é o melhor para cada um. Mas temos que ter algum tipo de tradutor para que possamos lidar com essas informações, e aí que surge a visualização de dados (BIG DATA).
Exemplo: Imagine, você empreendedor e quer abrir uma loja de vendas de artigos esportivos em uma certa região. Porém, você não sabe se ali possui pessoas praticantes de exercícios físicos, não tem a noção de qual a idade média das pessoas que ali habitam, não sabe se existe por perto centros esportivos, e uma comunidade ativa. Logo, a BIG DATA, é capaz de oferecer milhares de informações sobre cada uma destas dúvidas.
Definição de BIG DATA

BIGDATA é uma técnica ou um conjunto de recursos computacionais baseados em programação, algoritmos, buscas e ferramentas de bancos de dados, que permitem agregar todos esses bancos de dados estruturados e os não estruturados. Ou seja, aqueles que as pessoas colocam como: texto, imagens, figuras, vídeos e palavras chaves que indicam ou direcionam para um determinado Streaming ou site de compra. Quando isso mistura, vira um volume enorme de informações. É também a análise e interpretação de grandes volumes de dados diversos.
Principais Características
As características mais importantes, são as chamadas 3 V’s da BIG DATA:
1. Volume: Muitas empresas e organizações fazem a coleta de infinitos dados de diversos tipos de fontes, como por exemplo: Redes sociais, dados compartilhados de máquinas para máquinas, transações, e muito mais. Ferramentas para ajudar a acumular essa imensa quantidade de dados são necessárias, como o Hadoop.
2. Variedade Os dados coletados e gerados são de grande variedades de estruturas e formatos. Eles vão de dados numéricos e totalmente estruturados, até dados não-estruturados, como e-mails, áudios, dados de finanças mundiais, bolsas de valores, tendências, e extraordinariamente mais variações de dados.
3. Velocidade. Os dados são processados em uma velocidade assustadora, sem precedentes. Várias máquinas e softwares são necessárias para tal atividade, é um “casamento” perfeito entre Hardware e Software, para feitos extraordinários.
Principais objetivos
A Tecnologia BIGDATA possui uma grande variedade de objetivos, e várias áreas a utilizam, tais como: Governo, Empresas, Hospitais, e diversos outros. Dentre os objetivos, se destacam:
- Transparência dos negócios
- Prevenção de fraudes
- Comercialização seguros de produtos e diversos canais
- Maior automatização das decisões empresariais
IMPORTÂNCIA
A informação é um dos artigos mais importantes que uma empresa tem, mas somente se conseguir traduzir a imensidão de dados em valor para os negócios, ela precisa transformar informação em lucro garantindo sua sobrevivência e perenidade.
VANTAGENS
- Aumenta a Produtividade
- Reduz custos utilizando a Informação
- Eleva a quantidade de planejamentos de Negócios
- Lucro Elevado
Referências
Big Data, IBM. https://www.ibm.com/developerworks/community/blogs/ctaurion/entry/voce_realmente_sabe_o_que_e_big_data?lang=en , Consultado em 08 de setembro de 2016.
Big Data, Oracle. https://www.oracle.com/br/big-data/index.html , Consultado em 08 de Setembro de 2016.
What is Big Data. http://www.sas.com/pt_br/insights/big-data/what-is-big-data.html> Consultado em 08 de Setembro de 2016
BIG DATA| Nerdologia, Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=hEFFCKxYbKM> Consultado em 08 de setembro de 2016.