HLR

O HLR (Home Location Register) é um banco de dados central que contém detalhes de cada assinante de celular que é autorizado a utilizar a rede principal GSM. Pode haver vários HLRs lógicos e físicos por PLMN (Public Land Mobile Network), apesar de uma IMSI (International Mobile subscriber Identity) poder ser associado com apenas um HLR lógico de cada vez.

Os HRLs armazenam os detalhes de cada SIM Card emitido pela operadora de telefonia móvel. Cada SIM Card possui um identificador único, o IMSI, que é a chave primária para cada registro HLR.

Outros dados importantes associados com o SIM Card são os MSISDNs, que são os números de telefone usado pelo celular para fazer e receber chamadas. O MSISDN primário é o número utilizado para fazer e receber chamadas de voz e SMS (Short Message Service), mas o SIM Card também pode associar um MSISDN secundário para o uso de fax e dados. Cada MSISDN é uma chava primária para o registro do HRL. Os dados do HLR são armazenados enquanto o assinante permanecer com a operadora de telefonia móvel.


Exemplos de outras informações sobre o assinante armazenadas no HLR:

- Serviços GSM solicitados ou fornecidos;

- Configurações GPRS para permitir o acesso a internet (APN);

- Localização atual;

- Configurações de desvio de chamada.

VLR

O VLR (Visitor Location Register) é uma banco de dados dos assinantes registrados por uma MSC (Mobile Switching Center). Como cada BS (Base Station) possui apenas um VRL, um assinante não pode ser registrado em mais de um ao mesmo tempo.

Os dados armazenados no VLR, ou são recebidos pelo HLR, ou coletados da MS (Mobile Station). Na prática, por motivos de performance, a maioria dos fornecedores já distribuem o VLR integrado ao MSC, o V-MSC. Sempre que uma MSC detecta um novo celular na rede, além de criar um novo registro no VLR, ela também atualiza o HLR do assinante, informando-o sobre a sua nova localização. Se os dados do VLR forem corrompidos isto poderá levar a sérios problemas relacionados com mensagens de texto e serviços de chamada.


Os dados armazenados no VLR incluem estas informações osbre o assinante:

- IMSI (o número de identificação);

- Dados de autenticação;

- MSISDN (o número de telefone);

- Serviços GSM permitidos para o acesso;

- Ponto de acesso (GPRS);

- O endereço do HLR.


As principais funções do VLR são:

- Informar o HLR que o assinante chegou em uma dada área coberta pelo VLR;

- Rastrear onde o assinante está dentro da área do VLR quando não existe nenhuma chamada ativa;

- Habilitar ou desabilitar os serviços que o assinante poderá usar;

- Alocar números de roaming durante o processamento de chamadas recebidas;

- Limpar o registro do assinante se o mesmo torna-se inativo dentro da área de cobertura do VLR. O VLR também exclui os dados do assinante após um determinado período de tempo de inatividade e informa o HRL. Por exemplo, quando o celular é desligado ou quando o aparelho é deslocado para uma área sem cobertura por um certo tempo;

- Excluir o registro do assinante caso ele se mova para outro VLR, conforme as instruções do HLR.