Conceito

A computação na nuvem ou CloudComputing, é um modelo de computação, onde o processamento e/ou armazenamento de dados não é realizado por um hardware físico de uma máquina local. E assim, permite ao usuário final acesso a uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer lugar e independente da plataforma, se tornando necessário, apenas a conexão à “nuvem”.

A nuvem é representada pela Internet, e sua infra-estrutura de comunicação, é utilizada com base em uma interface que oferece variadas aplicações e serviços aos diferentes consumidores e permitem entrega da computação como serviço como o processamento de dados, o suporte via servidores e o armazenamento de dados.

Nuvens possuem escalabilidade, ou seja, são escaláveis desta forma os recursos utilizados podem ser alterados conforme a demanda.

"CloudComputing é um paradigma de computação em larga escala que possui foco em proporcionar economia de escala, em que um conjunto abstrato, virtualizado, dinamicamente escalável de poder de processamento, armazenamento, plataformas e serviços são disponibilizados sob demanda para clientes externos através da Internet"

(Foster)


Modelos de CloudComputing

IaaS (Infrastructure as a Service):

Disponibilização de recursos de hardware, como espaço em disco e capacidade de processamento, ou seja, Toda infra-estrutura de processamento e armazenamento necessária é virtualizada para o cliente.

DaaS (Database as a Service):

Um tipo especializado de armazenamento que envolve serviços de Banco de Dados,bem como sua administração e segurança.

PaaS (Platform as a Service):

Serviços para facilitar o desenvolvimento e distribuição de aplicações,sem o custo e a complexidade de comprar e gerenciar o hardware, software, o fornecimento e a hospedagem subjacentes.

SaaS (Software as a Service):

Desenvolve aplicações inteiras baseadas na nuvem que, ao invés de serem utilizadas aquisição de licenças e download de softwares, são acessadas diretamente através da Internet.


Nuvem Pública,Nuvem Privada e Nuvem Híbrida

Nuvem pública:

As nuvens públicas são possuídas e operadas por um conjunto de empresas e essa as usam para oferecer acesso rápido a recursos de computação financeiramente suportáveis para outras organizações ou indivíduos.

Nuvem privada:

Uma nuvem privada é possuída e operada por uma única empresa que controla a maneira como os recursos virtualizados e os serviços automatizados são customizados e usados por várias linhas de negócios e grupos constituintes.

Nuvem híbrida:

Uma nuvem híbrida usa uma base de nuvem privada combinada com o uso estratégico de serviços de nuvem pública.A maioria das empresas com nuvens privadas evoluirão para atender cargas de trabalho em datacenters,nuvens particulares e nuvens públicas—criando, assim, nuvens híbridas.


Benefícios e Vulnerabilidades

Dentre os benefícios da computação em nuvem estão:


- A possibilidade de acesso aos dados e aplicações de qualquer lugar,bem como a possibilidade de amplo processamento e armazenamento em qualquer plataforma ou seja o amplo acesso à seu uso.


- Customização e capacidade de personalização dos recursos da nuvem definindo o uso de serviços de infra-estrutura,serviços de plataforma e serviços de software com base na necessidade do cliente.


- O modelo de pagamento pelo uso possibilita ao usuário pagar somente o que necessita, evitando desperdício de recursos.


- Escalabilidade, ou seja ampliar a disponibilidade de recursos conforme o usuário verifica necessidade do mesmo.


As principais Desvantagens e vulnerabilidades são:


- A segurança e a gestão da informação que antes era armazenada localmente e agora irá localizar-se na nuvem,ou seja ,não há um amplo conhecimento do cliente de onde estão os dados e nem que tipos de dados estão sendo armazenados junto a informação guardada.


- A interoperabilidade, que é o impossibilidade dos usuários executarem seus programas e seus dados em nuvens diferentes.


- A confiabilidade, que é relacionada à frequência com que o sistema falha e qual o impacto de suas falhas.


Empresas e exemplos de produtos

O serviço de CloudComputing, ganha cada vez mais espaço e atenção das grandes empresas.

As empresas mais conhecidas na área atualmente são a Oracle,Amazon,Microsoft,Google,IBM e VMware.Um exemplo de empresa brasileira que oferece o serviço de CloudComputing é a Embratel, que oferece serviços de armazenamento e gestão de dados, servidores e ainda outros serviços.

Por ser um serviço altamente personalizável e que é cobrado pela demanda de uso e necessidade do cliente, não é fácil estipular um valor médio de uso do CloudComputing, no entanto seus valores começam nas ordem de poucos dólares, ou até mesmo reais e por intervalo de tempo necessário, e crescem de acordo com a necessidade do contratante.


Exemplos de CloudComputing:


PlayStation Now® - Um serviço de computação em nuvem baseado em Gaikai que hospeda Jogos e conteúdo relacionado, e em stream os coloca em smartphones, tablets, televisões, PlayStation 3, PlayStation Vita e PlayStation 4. Tem como fundamento o processamento de dados na nuvem e a capacidade de uso em inúmeras plataformas.

DropBox® - Serviço de Armazenamento de Dados em nuvem, com uso gratuito para determinados espaços de armazenamento.

ICloud® - Serviço de armazenamento de dados para usuários da Apple,O iCloud sincroniza dados com todos os dispositivos conectados. Ou seja, todos os contatos, vídeos, documentos e informações importantes para seus usuários e seus diversos dispositivos.


Links Interessantes que abordam e também explicam o CloudComputing :

http://www.ibm.com/cloud-computing/br/pt/what-is-cloud-computing.html


https://www.youtube.com/watch?v=FDFejm-ovtI


Referências

Foster I., Yong Zhao, Raicu I, Lu S. “Cloud Computing and Grid Computing 360-Degree Compared” – Department of Computer Science, University of Chigado – 16 de dezembro de 2008

PEDROSA,Paulo H.C.Computação em Nuvem; Unicamp

SILVA, F. H. R. Um estudo sobre os benefícios e os riscos de segurança na utilização de Cloud Computing; 2010. 15f. Artigo cientifíco de conclusão de curso apresentado no Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM-RJ.

HURWITZ, Judith; BLOOR, Robin; KAUFMAN, Marcia; HALPER, Fern. Cloud Computing for Dummies; 1. ed Indiana, U.S. : Wiley Publishing, Inc; 2010. 336 p. ISBN: 978-0-470- 48470-8