Características


Quando um sinal é transmitido em um canal de rádio móvel terrestre, no receptor tem-se réplicas desse sinal oriundas de vários multipercursos. O resultado é um espalhamento temporal do sinal, espalhamento este que pode ser quantificado (valor médio, rms ou máximo) através do Perfil de Intensidade de Potência, mais conhecido como MIP (Multipath Intensity Profile) e de onde se obtém o Espalhamento por Atraso entre Multipercursos (Multipath Delay Spread) ou simplesmente Espalhamento Temporal. O MIP fornece o comportamento da energia recebida durante um intervalo de tempo correspondente ao máximo espalhamento do sinal recebido causado pelos multipercursos do sinal transmitido.

Sempre que existe espalhamento temporal pode haver a alteração de amplitude das várias componentes do espectro do sinal transmitido. Esta alteração poderá ocorrer de maneira uniforme em toda faixa de freqüências do sinal, configurando o chamado Desvanecimento Plano, ou poderá afetar somente uma determinada faixa de freqüências, configurando o que é conhecido como Desvanecimento Seletivo ou Canal Seletivo em Freqüência. A possibilidade de ocorrência de desvanecimento plano ou seletivo pode ser determinada pela Largura de Faixa de Coerência do canal. Este parâmetro fornece uma medida estatística da faixa de freqüências em que o canal pode ser considerado plano ou, de forma análoga, é a faixa de freqüências dentro da qual as componentes espectrais do sinal recebido possuem grande correlação de amplitude. A Largura de Faixa de Coerência é inversamente proporcional ao Espalhamento Temporal do canal e o seu valor exato depende da definição de um valor para a correlação entre as amplitudes das componentes espectrais, não existindo, portanto, uma fronteira nítida que separe um canal seletivo daquele que possa ser considerado plano.

Consequências para a comunicação


O espalhamento temporal leva à possibilidade de ocorrência de desvanecimento seletivo e, nessa situação, em sistemas digitais, pode ocorrer o que é conhecido como Interferência Intersimbólica. Essa interferência é a sobreposição temporal de símbolos vizinhos recebidos na “saída” do canal no momento de decisão dos bits e leva à necessidade de redução da taxa de transmissão através desse canal ou à implementação de técnicas que minimizem os seus efeitos.

Soluções desenvolvidas ou em andamento


A diminuição tende a ocorrer no espalhamento temporal através do uso de antenas diretivas já que a diretividade provê uma filtragem espacial de componentes de multipercurso que chegam fora do lobo principal.

Referências:

[1] [1]

[2] RECOMMENDATION ITU-R P.1411-1 - Propagation data and prediction methods for the planning of short-range outdoor radiocommunication systems and radio local area networks in the frequency range 300 MHz to 100 GHz