Conceito
São tecnologias e modelos que o profissional utiliza para auxiliá-lo no desenvolvimento de software, aplicações, e na gestão de projetos para garantir a qualidade do produto ou serviço que será criado.
Ferramentas de desenvolvimento
Ferramentas de desenvolvimento são softwares que o desenvolvedor utiliza na criação de outros programas ou aplicações. Geralmente são softwares relativamente simples que podem ser combinados para realizar uma tarefa.
A história das ferramentas de software começou com os primeiros computadores, no inicio dos anos 1950 que usavam “linkers”, “loaders”, e ”programas de controle”. Estes programas se tornaram famosos com o Unix no inicio dos anos 1970 com ferramentas como grep, awk e make que foram criadas para serem usadas combinadas como símbolo canalização (|). O termo “software” veio do livro de mesmo nome escrito por Brian Kernighan e P. J, Plauger.
As ferramentas de programação foram originalmente pequenas. Como algumas ferramentas foram mantidas, elas foram integradas em aplicativos mais poderosos chamados Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE’s - Integrated Drive Eletronics). Estes ambientes consodalidaram todas as funcionalidades em um único lugar, por vezes com uma crescente simplicidade e produtividade, outras vezes sacrificando flexibilidade e extensividade. O trabalho dos IDE’s contrastou com as abordagens alternativas, como o uso de ferramentas Unix dos editores de texto como Vi Vim e Emacs.
A distinção entre ferramentas e aplicação é obscuro. Por exemplo, desenvolvedores utilizam bases simples (como um arquivo contendo uma lista de valores) o tempo todo, como ferramentas. Contudo, uma base de dados completa normalmente é estruturada como um aplicativo proprietário.
A habilidade de usar uma variedade de ferramentas produtiva é uma característica de um hábil engenheiro de software.
Exemplos de Ferramentas
Sistema de controle de versão
Bazaar - é um sistema de revisão de versões descentralizado, serve para seguir o processo de evolução de código de software ou informação semelhante. A filosofia de concepção deste programa é dar o máximo de liberdade ao utilizador para fazer as alterações que forem necessária.
Ferramenta de Build
Make - No desenvolvimento de software, make é um utilitário que compila automaticamente programas e bibliotecas do arquivo fonte através da leitura de instruções contidas em arquivos denominados Makefiles, que especificam como obter o programa de destino. O make pode decidir por onde começar através de uma ordenação topológica. Ele também é capaz de resolver automaticamente as dependências do programa que se pretende compilar.
Ferramentas de gestão de projetos

A metodologia de gerenciamento de projetos pode melhorar o processo de planejamento, bem como fornecer algum grau de padronização e consistência.As ferramentas de gerenciamento auxiliam o profissional dinamicamente a lidar com múltiplas tarefas sem deixar nada passar despercebido, oferecendo recursos para a organização das tarefas.
Exemplos de Ferramentas
DeskAway
É um site que oferece o gerenciamento de projetos, onde o usuário faz um cadastro podendo inserir prazos e características de uma tarefa. O aplicativo funciona online, possibilitando o acesso dos colaboradores do projeto de qualquer lugar.
JxProject
É um software de código aberto, que provê ferramentas simples para o gerenciamento dos projetos. O usuário insere as tarefas em cada linha, define suas características como porcentagem já concluída do projeto, horas trabalhadas, dias totais de duração inclusive traçar no calendário uma linha que ira vincular os projetos.

Project Model Canvas
É baseado no Business Model Canvas de Alexander Osterwalder e tem como objetivo facilitar a construção do planejamento do projeto, O PN Canvas é um aplicativo que funciona tanto em ambiente Android quanto iOS e pode ser baixado via loja de apps.
Respondendo a perguntas simples como o quê, quando, como, por quê, quem e quanto, você desenvolve um plano de projeto de maneira rapida e clara, deixando todo o seu planejamento visualmente atrativo para qualquer investidor ou funcionário.
Referencias
IEEE, Institute of Electrical and Electronics Engineers (1998).IEEE 1062: IEEERecommended Practices for Software Acquisition. Piscataway, NJ, 1998 Kitchenham, B. Procedures for performing systematic reviews.Technical Report Keele University Technical Report TR/SE-0401, Software Engineering Group, Department of Computer Science, July 2004.
https://www.cpqd.com.br/cadernosdetecnologia/Vol6_N1_jan_jun_2010/pdf/artigo5.pdf
.