Fase I - Estudo
Título da Idéia
- IoT Residencial
Objetivos
- Desenvolver soluções que permitam o monitoramento, controle e atuação de vários equipamentos dentro de uma residência, escola ou indústria. Este projeto derivou para o Smart Home as a Service.
Conceito
- O que é?
- Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT), refere-se a uma revolução tecnológica em um cenário centrado nos objetos interconectados. É o uso de sensores, atuadores e tecnologia de comunicação de dados montados em objetos físicos, de roupas a marca-passo, que permitem que os objetos sejam monitorados, coordenados ou controlados através de uma rede de dados ou da Internet.
- Motivação
- “Essa rede de objetos inteligentes abre caminho para uma nova leva de produtos e serviços com enorme potencial para modificar mercados e economias. As aplicações são tão amplas e diversas quanto seu poder disruptivo: implantes para monitoramento cardíaco, transponders para animais em fazendas, controles de estoque e de produção via RFID, automóveis com sensores incorporados, automação residencial, segurança e outros. Não somente inteligentes, os objetos também podem ser autônomos, agindo de acordo com contextos e semânticas específicas.” (MJV Technology & Innovation, 2015, Internet das coisas).
Características
- Característica marcante
- Um dos elementos mais marcantes no IoT é o aumento no volume de informações que circulam pela internet, e que comunica máquinas com máquinas. Este último próximo do conceito de “M2M” (Machine to Machine), trazendo um cenário aonde há objetos capazes de “encapsular” conhecimento e transmitir dados para outros objetos sem intervenção humana, desencadeando também ações automáticas.
- Tecnologia
- A tecnologia da IoT varia desde etiquetas de identificação a sensores e atuadores complexos, variando de acordo com a aplicação ao qual será empregada. Exemplos:
- Etiquetas RFID (identificação por radiofrequência): dispositivos que utilizam o método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente. São utilizados na indústria dos meios de transporte, para identificação e segurança dos veículos, identificação animal e humano, na área comercial e outros.
- Machine-to-Machine (M2M): refere-se a tecnologias que permitem tanto sistemas com fio quanto sem fio a se comunicarem com outros dispositivos que possuam a mesma habilidade. Empregada nas áreas da saúde, segurança, automobilística, transporte etc.
- Micro-sistemas eletromecânicos (MEMS) e nano-sistemas eletromecânicos (NEMS): são dispositivos, em escala micro e nanométrica, capazes de desempenhar funções de sensoriamento, controle e atuação. Devido o aumento na produção dessa tecnologia, seu preço está caindo rapidamente. Graças a essas propriedades, eles estão sendo utilizados em quase todos os lugares, até em pessoas.
- Quantified Self: termo que envolve a utilização de sensores para monitorar o desempenho de exercícios físicos ou monitorar a saúde das pessoas, como os sensores wearable, que permitem aos consumidores controlar o número de milhas que correm, a sua frequência cardíaca e outros dados gerados durante o exercício, que podem então ser usados para gerenciar a saúde.
- IPv6: protocolo de internet mais atual com uma quantidade maior de endereços disponíveis, possibilitando a conexão de um número maior de dispositivos à rede, acompanhando este crescimento exacerbado proporcionado pela IoT.
- Além disso, os provedores de tecnologia precisam concordar sobre os padrões (protocolos) que permitam a interoperabilidade entre os sensores, computadores e atuadores. Atualmente existem várias alternativas de protocolos, como: Open Interconnect Consortium (OIC), AllSeen Alliance e o Thread Group.
- A tecnologia da IoT varia desde etiquetas de identificação a sensores e atuadores complexos, variando de acordo com a aplicação ao qual será empregada. Exemplos:
Estudo Dirigido
- Estudar tecnologias de Internet das Coisas
- Prospectar cases mundiais
- Avaliar players com soluções de mercado ou em pré-lançamento
- Alinhar propostas com Tribo IoT e Brain
Fase II - Ensino
Conteúdo
Desenvolva um conteúdo que possa transmitir o conhecimento adquirido para outros Crie um material (Wiki, PDF, PPT, ...) que possa ser armazenado e facilmente atualizável
Apresentação
Apresente ao grupo (reunião, EAD, Blog, ...) Publique aqui
Metodologia
Descrevas as metodologias usadas. Alguns exemplos:
Estratégia de Job Rotation Estudos básicos para conhecimento do potencial Estudos básicos para entendimento sobre o problema Estudos para dar base aos pesquisadores Benchmarking com empresas estrangeiras Aceleradoras de empresas Adoção de novas tecnologias Utilização da proposta de soluções Open-source Priorização no desenvolvimento interno Foco na não dependência de fornecedores Prática de formação dos talentos necessários
Fase III - Exemplo de Caso de Negócio
Benefícios para quem for oferecer esta solução
Descrever em tópicos os benefícios que uma pessoa ou uma empresa podem obter: ganhos, receitas, novos negócios, novos produtos, novas parcerias
Benefícios para o usuário
Descrever em tópicos os benefícios para os usuários desta solução.
Pode se inspirar no Canvas.
Direcionadores chave para esta iniciativa
Descrever em tópicos o que esta iniciativa pode proporcionar
Possíveis modelos de negócios
Descrever em tópicos os possíveis modelos de negócios
Business Case
Descrever um exemplo de negócio que permita avaliar a solução comercialmente
Alinhamento com Lei do Bem
- Projeto possui algum elemento tecnologicamente novo ou inovador?
Elemento tecnologicamente novo ou inovador pode ser entendimento como o avanço tecnológico pretendido pelo projeto, ou a hipótese que está sendo testada
- Projeto possui barreira ou desafio tecnológico superável?
Barreira ou desafio tecnológico superável pode ser entendido como aquilo que dificulta o atingimento do avanço tecnológico pretendido, ou dificulta a comprovação da hipótese
- Projeto utiliza metodologia/método para superação da barreira ou desafio tecnológico?
Metodologia/método para superação da barreira ou desafio tecnológico pode ser entendido como aqueles atividades que foram realizadas para superação da barreira ou do desafio tecnológico existente no projeto
- Projeto é desenvolvido em parceira com alguma instituição acadêmica, ICT ou startup?
Se sim, o desenvolvimento tecnológico é executado por associado ou por alguma empresa terceira? qual o nome da empresa? Anexar cópia do contrato
Fase IV - Protótipo orientado ao Negócio
Escopo
Explique o escopo deste protótipo
Product Backlog
Descreva os requisitos deste projeto
Limitações
Informe sobre as limitações técnicas, comerciais, operacionais, recursos, etc.
PoC
Desenvolva um PoC (Proof of Concept)
Detalhamento Técnico
Descreva especificamente os aspectos técnicos desta pesquisa
Cronograma Macro
Histórico
Pesquisadores
- Luiz Cláudio Theodoro
- Ivan Mendes Cardoso Filho
- Willian Santos Silva
