O que é um no-break?
O no-break é uma solução completa para a proteção, tanto do equipamento (hardware) quanto dos arquivos que se perderiam na parada do funcionamento de um computador devido a falta de energia.[1]
Além de corrigir a rede elétrica contra as oscilações de tensão (estabilizador), fornece na falta de energia, alimentação elétrica ininterrupta, evitando a paralisação dos equipamentos e, consequentemente, a perda de arquivos. O no-break também é conhecido como UPS (Uninterruptible Power Supply).[2]
O no-break (ou UPS - Uninterruptible Power Supply) é indispensável no sistema de proteção de energia e indicado para qualquer aplicação, desde um simples computador até um data center, em telecomunicações, em indústrias, ou seja, em qualquer missão crítica.[2]
Basicamente, um no-break tem dupla função: evitar um repentino desligamento das máquinas, em caso de blecaute, e garantir uma alimentação limpa, confiável e estabilizada para todos os equipamentos por ele protegidos.
Em caso de blecaute, o no-break coloca as baterias em ação imediatamente. Esta transferência ocorre sem interrupção o que garante que não haverá qualquer variação da alimentação das cargas críticas, garantindo a continuidade da produção e evitando a perda de matéria-prima, dados e informações.
A outra função do no-break é a mais exigida: a corrente elétrica alternada é transformada em corrente contínua para ser armazenada pela bateria e, novamente convertida em corrente alternada, que sai do no-break como "energia limpa" diretamente para a carga crítica, eliminando assim qualquer anomalia que possa interferir no funcionamento dos equipamentos.
Todo o controle realizado pelo no-break é feito através de softwares embutidos no próprio equipamento, sendo que a função do software é realizar a análise da rede elétrica (verificar se há alimentação de energia para os equipamentos conectados ao no-break) caso ele detecte a falta de energia, o software irá acionar o no-break automaticamente para suprir a carga no qual ele está conectado.
Classificação dos no-breaks
Os No-Breaks podem ser classificados em dois tipos: on-line e off-line.
- O primeiro, on-line é melhor, pois nele a bateria é alimentada continuamente e o equipamento é alimentado diretamente pela bateria, tendo um fornecimento 100% estável.[3]
- No no-break off-line, a energia da tomada é repassada automaticamente para o equipamento, sendo a bateria usada apenas quando a corrente é cortada, não oferecendo uma proteção completa quanto o primeiro.[3]
Para diferenciar os dois tipos, basta observar as luzes. Um bom no-break geralmente vem com duas luzes,"rede" ("Bypass") e "Battery". A primeira indica que a energia da tomada está sendo repassada para o micro(off-line) enquanto a segunda indica que está sendo usada a bateria (on-line). Se a luz de rede ficar acesa continuamente, se apagando apenas quando a energia da tomada for cortada, então você tem em mão um no-break off-line.[3]
No-Breaks multiprocessado é o nome popular dos modelos de no-break que oferecem conectividade com o PC.
A ligação é por padrão feita através de um cabo serial, e permite que o no-break envie informações sobre o status da bateria.
No-break, equipamento gerenciável ou gerenciador?
O no-break pode ser gerenciado através de softwares que avaliam as oscilações da rede elétrica (falta de energia instantânea ou queda parcial de tensão) e também permite realizar o controle remotamente, via internet (utilizando protocolo TCP/IP), programando-o para atuar na falta de energia e desativar os equipamentos após um tempo pré-definido caso o mesmo não obtenha novamente alimentação.
Porém com o passar do tempo este equipamento deixou de ser gerenciado para se tornar um gerenciador. Desta forma ele incorporou novas funções em situações de anormalidades (falta de energia ou alguma falha do equipamento). Para comunicar o usuário sobre o problema ocorrido, ele utiliza como ferramenta os envio de e-mails, mensagens para celulares dos usuários e em casos de fim da autonomia da bateria ele irá salvar as aplicações que por ele está sendo protegido, tais aplicações são realizadas quando o usuário dispõe de apenas um único no-break, porém quando temos instalações com vários no-break’s este controle pode ser realizado remotamente e simultaneamente através da utilização de um software de gerenciamento.[4]
Este controle sobre sua função básica de suprir a carga (ligar e desligar os equipamentos) poder ser feito presencialmente ou remotamente, algumas empresas utilizam deste equipamento como uma forma de redução do consumo de energia programando-os para assumirem toda a carga demandada pelo sistema nos horários em que a energia é mais cara (horário de ponta, composto por 3 horas consecutivas definidas pela concessionária de acordo com as características do seu sistema elétrico. O horário de Ponta estabelecido é das 18h00 às 21h00).[5]
Utilizando uma interface de comunicação é possível fazer com que este equipamentos emita alguns alertas para o usuário assim que o mesmo entrar em ação, ou seja, o no-break emitirá uma mensagem/e-mail para o celular da pessoa assim que for identificada a falta de energia.
Uma das formas de se gerenciar um no-break é realizar o controle através de softwares das condições sob as quais ele entrará em operação e as quais ele deixará de operar. Dentre as condições que poderão fazer com que o no-break pare a operação podemos citar o nível crítico da bateria do próprio no-break ou então o retorno na alimentação da rede elétrica.
- Nível crítico da bateria do No-break - Isto acontece quando o no-break é obrigado a suprir uma carga por um longo tempo, sendo que sua bateria chegará a um nível muito baixo, para evitar a redução na vida útil da bateria utilizada no no-break o equipamento é forçado a se desativar
- Retorno na alimentação da rede elétrica - O no-break identifica novamente a alimentação de energia por parte da rede elétrica e passa automaticamente para o modo stand-by transferindo por sua vez a alimentação da carga para a rede elétrica.
Aplicação do no-break
A utilização de no-breaks tem fundamental importância quando trabalhamos com equipamentos sensíveis a variações de tensão, sendo que este permite na falta de energia o desligamento correto dos equipamentos, evitando assim perca de dados considerados importantes para o funcionamento de diferentes tipos de equipamentos.
Referências bibliográficas
1 - NO-BREAK BRASIL (Brasil). O que é um No-Break? Disponível em: <http://www.nobreakbrasil.com.br/?p=97>. Acesso em: 13 jun. 2013.
2 - BMI PERFECT ENERGY (Brasil). O que é um No-Break? Disponível em:<http://www.bmi.com.br/novosite/duvidas_frequentes.php?duvidas=noBreak>. Acesso em: 13 jun. 2013.
3 - GABRIEL TORRES (Brasil). No-Breaks. Disponível em: <http://www.clubedohardware.com.br/artigos/No-breaks/456>. Acesso em: 13 jun. 2013.
4 - NO-BREAK BRASIL (Brasil). A NECESSIDADE DE NO-BREAKS INTELIGENTES. Disponível em: <http://www.nobreakbrasil.com.br/?p=71>. Acesso em: 13 jun. 2013.
5 - NEWTON BRAGA ROSA (Brasil) (Ed.). NO-BREAKS INTELIGENTES AJUDAM A ECONOMIZAR. Disponívelem:<http://www.newtonbragarosa.com.br/conquista-detalhes.php?id=806>. Acesso em: 13 jun. 2013.