Profissão
Pesquisador de tecnologias ou Pesquisador de Tecnologia da informação
Descrição da atividade
A pesquisa científica é um empreendimento de exploração intelectual que visa o avanço de um determinado campo da ciência.
Na área da ciência computacional, o pesquisar pode trabalhar em uma grande variedade de campos estudo. Algumas pesquisas são teóricas e envolve o desenvolvimento e análise de novos algoritmos e técnicas e algumas são aplicadas e envolvem experimentos, projetos, implementação e testes. Praticamente cada tópico que um estudante vê em seu curso de graduação tem uma área associada e ativa de pesquisa, desde de algoritmos e arquitetura de software até inteligência artificial, robótica ou computação embarcada, além de tópicos avançados como computação vestível, realidade virtual ou realidade aumentada.
Universidades, em geral, (especialmente no Brasil) são centros de atividade de pesquisa, assim postos de trabalho do corpo docente são atraentes para aqueles que gostam de pesquisa e ensino. Nas universidades os docentes têm considerável autonomia para escolher seus próprios problemas de pesquisa e também ensinar e orientar a próxima geração de pesquisadores. A atividade de pesquisas inclui interagir com pesquisadores de outras universidades, viajar para apresentar seu trabalho e publicar em revistas e conferências.
Empresas podem contratar pesquisadores para ajudá-los a resolver alguns de seus problemas mais difíceis e desenvolver as bases para os seus produtos e serviços futuros. Isso pode incluir trabalhar em problemas abertos de importância pra o ramos da empresa ou colaborar com colegas com soluções computacionais para problemas de outras áreas. A investigação produzida nesses laboratórios muitas vezes são anos à frente dos produtos que acabará por usá-los.
Requisitos mínimos
Iniciar uma carreira em pesquisa exige no mínimo uma graduação completa, mas espera-se do profissional pesquisador especialização contínua em sua área de pesquisa, o que inclui normalmente inclui pós-graduações.
No Brasil, o caminho do pesquisador passar quase que inevitavelmente pela carreira acadêmica, com cursos de pós graduação stricto sensu (Mestrado, Doutorado), uma vez que as Universidades são os principais centros de pesquisa no país.
Ferramentas usadas
As ferramentas que estes profissionais utilizam variam muito, dado que pesquisadores, sendo eles de qualquer área da tecnologia da informação, podem utilizar de muitas ao longo do processo da sua pesquisa.
Oque e em comum entre eles é que estão sempre utilizando de computadores de ponta, adaptados para atuar com grande performance com a finalidade especifica de cada projeto de pesquisa.
Cada empresa vai basicamente utilizar seu próprio Framework ou algum muito especifico para um certo momento, seus próprios aplicativos e trabalhar em algumas linguagens especificas, sendo normalmente trabalhado nas linguagens Java, Python, C, C sharp.
Tecnologias envolvidas
Como já mencionado, o pesquisador deve saber trabalhar com facilidade e autoridade no assunto no que se refere as ferramentas, softwares, hardwares que poderão ser utilizados no decorrer de seus projetos. É fundamental que o pesquisador esteja sempre por dentro das tecnologias atuais e a frente delas, já que seu trabalho e responsabilidades ditam inovação a toda hora.
É valido dizer que toda tecnologia sendo ela atual ou não passou por um processo meticuloso de pesquisa e melhoramento, sendo estes realizados pelos pesquisadores e analistas da empresa que forneceu esta tecnologia em questão.
Exemplo de resultado tangível
O pesquisador de tecnologias ou pesquisador de tecnologia da informação é um pivô para uma empresa que busca inovações na área tecnológica como por exemplo a Google, Microsoft, Yahoo e outras cujo o nome já é lembrado por ter a característica de ser pioneira em algum tipo de área, sendo ela na parte de software ou hardware.
O resultado esperado de ter-se um pesquisador ou grupo de pesquisadores de tecnologias da informação, como o próprio nome já diz, é poder apresentar tecnologias novas ou melhorias nas já existentes, e assim um enorme retorno financeiro para a empresa, oque justifica os salários de seus pesquisadores, que podem chegar a mais de R$ 15.000,00.