Conceito

A computação gráfica e uma das áreas do mundo da computação de extrema importância, ela reúne um conjunto de técnicas nas quais permitem a geração de imagens a partir de modelos computacionais sendo eles de objetos reais e imaginários, ou seja exteriorizar ao usuário o resultado de todas as demais conjuntos da computação ( interface gráfica para Software, sistema operacionais, sites de internet, animações para jogos, recriação do mundo real).

Imagem: Pintura bidimensional, podendo ser um desenho ou uma fotografia, que passam pelo processo de digitalização e tornam se visíveis no sistema.

Pixel: Contido em imagens digitais, o pixel é a menor parte de uma imagem, geralmente são representados em forma de quadrados ou círculos.

Gráfico: Podem ser bidimensionais ou tridimensionais, geralmente apresentados em um superfície com o intuito de mostrar uma cena.


Renderização: Processo de gerar uma imagem em um mundo tridimensional.

Projeção 3D: são gráficos que usam representações tridimensionais de dados geométricos (geralmente cartesianos) que são armazenados em um computador com o propósito de realizar cálculos e renderizar imagens 2D.


Ray Tracing: Método usado para gerar uma imagem tracejando o caminho da luz através de um plano de imagem.

Sombreamento: Técnica de calcular o nível de escuridão em modelos 3D.

Mapeamento de textura: se ocupa do estudo da simulaçãode materiais e texturas sobre planos.

Software

Devido as suas inúmeras plataformas para se trabalha e por possuir muita versatilidade, encontramos na computação gráfica inúmeros programas focados para suprir cada necessidade.


Artes: Feita através de interfaces com ferramentas especializadas para criação de imagens (arte digital, web arte), Exemplos de ferramentas: ILLUSTRATOR: é um editor de imagens vetoriais desenvolvido e comercializado pela Adobe Systems;

INKSCAPE: é um software livre para editoração eletrônica de imagens e documentos vetoriais (app código aberto);

CORELDRAW: é um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico desenvolvido pela CorelCorporation;

ADOBE PHOTOSHOP: é um software caracterizado como editor de imagens bidimensionais do tipo raster (possuindo ainda algumas capacidades de edição típicas dos editores vectoriais) desenvolvido pela Adobe Systems;

Arquitetura e Design de Produto: Desenvolve graficamente de forma visual com aplicação de cálculos matemáticos para os teste de projetos (resistência variação de luz). Exemplos de ferramentas:

AUTOCAD: É utilizado principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões e para criação de modelos tridimensionais ;

DATACAD: é um editor de projetos voltado para arquitetura e construção civil,e incorpora diversos recursos que expandiram sua área de utilização;

Jogos: São a maior aplicação da Computação Gráfica, e a grande motivação para seu desenvolvimento, com isso ocorre um grande aprimoramento de equipamentos para este tipo de trabalhos. Exemplos de ferramentas:

GAMEMAKER: Anteriormente conhecido como Animo, e depois Game Maker, é um motor de jogo proprietário, talvez o mais usado entre os internautas que não têm muito conhecimento de programação e desenvolvimento de jogos.

• 'UNITY ENGINE': Editor de jogos com um excelente conjunto de ferramentas práticas que te ajudarão a criar conteúdos em 2 e 3D rapidamente.

Cinema: Assim como os jogos tem se tornado um mercado bilionário no mundo inteiro, e tem surpreendido cada vez mais com a qualidade e realidade das animações.Exemplos de ferramentas:

ADOBE AFTER EFFECTS: é um programa de criação de gráficos com movimento e efeitos visuais da empresa Adobe Systems. É extensamente usado em pós-produção de vídeo, filmes, DVDs e produções da plataforma Flash;

ADOBRE PREMIERE PRO: é um programa que é empregado para a edição de vídeos profissionais. Foi considerado o melhor editor de conteúdo áudio visual em 2D e 3D;

Engenharia: Programadas que testam desde a resistência física até química dos produtos utilizado nos projetos. Exemplo de ferramentas:

AUTODESK REVIT: Recursos dessa ferramenta permitem a modelagem consistente, coordenada e completa para projetos multidisciplinares que se estendem ao detalhamento e à construção.

Geoprocessamento: Processamento informatizado de dados, operado sobre registros de ocorrência georeferenciadas, que permitem o uso de informações cartográficas ( mapas, cartas, topográficas e plantas). Exemplo de ferramentas:

MUTISPEC: Software de Tratamento de Imagens com licença gratuita.

MAPSERVER: Plataforma Open Source para publicar dados espaciais e aplicaivos de mapeamento interativo na web.

Medicina: Utilizados para análise de exames, como: tomografia, radiografia e o mais recente trabalho permite que o ultra-som gera imagens 3D. Exemplo de ferramentas:

RADIANT: Visualizador para analises de imagens medicas.

Design Visual: Normalmente utilizado no desenvolvimento de mídias visuais, para criação de publicidade (revistas e outdoors) quanto no auxilio cinematográfico. Exemplo de ferramentas:'(basicamente as mesma ferramentas utilizadas no tópico Artes Cinema) After Effects, Sony Vegas, Adobe Premiere, Adobo Photoshop, CorelDraw.

Código

Nesse código bem simples podemos o código para gerar o cubo (que gira com o movimento do mouse)

void setup ()

{

size(400, 400, P3D);

noFill();

}

void draw()

{

background(#BBBBBB);

translate (width/2, height/2);

rotateY(mouseX*PI/(width/2));

scale(1/((float)mouseY/(height/5)));

box(100);

}

Diagrama de Casos de Uso


Interações com as tecnologias

Tecnologia de vídeo

Referências bibliográficas

https://pt.wikipedia.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_gr%C3%A1fica

http://br.ccm.net/faq/16841-softwares-gratuitos-para-criacao-de-jogos-de-computador-e-consoles

https://www.autodesk.com.br

http://www.ufrgs.br/engcart/PDASR/softwares.html

http://www.alphachannel.net.br/blog/2009/07/computacao-grafica-e-suas-definicoes

http://www.sourceinnovation.com.br/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_Gr%C3%A1fica