Conceito
Gerência de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos.
São utilizados os seguintes grupos de processos :
-Iniciação;
-Planejamento;
-Execução;
-Monitoramento e Controle;
-Encerramento;
-Iniciação: Desenvolver o plano do projeto; Identificar os stakeholders (todas as pessoas que podem ser afetadas pelo projeto, de forma direta ou indireta, positiva ou negativamente).
-Planejamento: Plano de gerenciamento do projeto; Coletar requerimentos; Definir escopo; Definir e sequenciar as atividades; Estimar as atividades por recurso e duração; Cronograma; Estimar os custos; Plano de qualidade; Plano de Recursos Humanos; Plano de Comunicações; Plano Riscos e Plano de aquisições.
-Execução: Dirigir e gerenciar a execução do projeto; Executar a garantia de qualidade; Montar a equipe; Desenvolver e gerenciar a equipe; Distribuir as informações; Gerenciar as expectativas dos stakeholders e Conduzir os professos de aquisições.
-Monitoramento e Controle: Monitorar e controlar o trabalho; Verificar o escopo; Controlar o escopo; Controlar o cronograma; Controlar os custos; Controle de qualidade; Reportar o andamento dos projetos; Monitorar e controlar os riscos e Administrar as aquisições.
-Encerramento: Encerrar o projeto ou fase e Encerrar os projetos de aquisição.
Softwares
Trello
Um dos mais conhecidos softwares de gerenciamento de projetos, o Trello opera em um esquema de quadros divididos em listas e estas listas em cartões com tarefas. Essas tarefas podem ser transferidas (arrastando e soltando), de uma lista para outra, conforme forem sendo executadas e completadas. É possível assinalar datas de entregas, checklists, “etiquetar cartões” por cores e realmente muitas outras funcionalidades, inclusive integrações com outros apps.
Asana
Asana Outro software de gerenciamento de projetos criado com este fim específico, o Asana tem um esquema mais de lista de tarefas com responsabilidades definidas, permitindo conversas e apresentando painéis de controle com facilidade, além de avatares dos integrantes. A ideia é transformar conversas em ações, diminuindo o uso de e-mails e outras plataformas de comunicação.
BaseCamp
O BaseCamp ajuda a estruturar seus projetos definindo objetivos, atribuindo responsabilidades, criando equipes, anexando arquivos, definindo datas etc. Este software de gerenciamento de projetos vai formando uma espécie de timeline para cada projeto em execução, em que você acompanha o que cada um fez, quais os próximos passos e como você deve se envolver neles.
Código
Gerência de projetos não possui aplicação para um código em si, basicamente, qualquer código de qualquer programa serviria de exemplo, pois, esse código pode ter surgido de alguma equipe gerenciada por um Gerente de Projetos.
Diagrama de Casos de Uso
Interações com as tecnologias
No caso de Gerência de Projetos, é inevitável se esbarrar com outras tecnologias, tudo depende de qual serviço será feito. Por exemplo, caso uma equipe fique encarregada de desenvolver um sistema e eventualmente ter que integrá-lo a outro, pode ser que o Gerente do projeto ache interessante querer trabalhar com web service.
Leia mais em:
http://www.fatecsp.br/dti/tcc/tcc00066.pdf
Caso não entenda o que é web service:
Informações adicionais
Descrever detalhes a mais sobre esse tema.
Referências bibliográficas
DELAFINA, Marcos. Gerenciamento de Projetos em TI. Disponível em: http://www.fatecmm.edu.br/arquivos/Marcos_Delafina.pdf . Acesso em: 14.10.2017.
RYAN NELSON, R. IT Project Management: Infamous Failures, Classic Mistakes, and Best Practices. Disponível em:http://www2.comm.virginia.edu/cmit/Research/MISQE%206-07.pdf . Acesso em: 14.10.2017.