- No processo de desenvolvimento de um sistema de informação, programação em segurança de redes se relaciona com os requisitos não-funcionais são as características e aspectos internos do sistema, envolvendo especificamente a parte técnica. Ao contrário dos requisitos funcionais, estes requisitos não são explicitamente expostos pelo cliente, mas devem ser implicitamente compreendidos pelo desenvolvedor.
- Falando de segurança, basicamente ela é sempre necessária para proteger dados de invasores, que a todo momento estão tentando derrubar firewall do seu sistema para conseguir informações valiosas.
- O software criado para o sistema deve garantir a segurança dos dados, bem como as permissões de acesso às suas funcionalidades, por exemplo, usar criptografia em senhas e liberar acesso aos menus do sistema de acordo com a hierarquia do usuário. Quando se trata de um software com informações confidenciais (como dados de vendas, faturamentos ou citações de pessoas), este item se torna indispensável.
- Todas as linguagens praticamente podem ser usadas nessa área, com relativo destaque para Assembly, C/C++, Python e Perl. Para saber qual linguagem usar, tem que saber onde o seu sistema vai operar em qual plataforma, porque cada área é diferente e existe uma linguagem que melhor se adequá.