Reunião realizada no dia 10/04/2024 na ViaCast.

Tópicos discutidos:
  • Qual equipamento é o melhor?
  • Software utilizado no equipamento.
  • O que será medido?
  • Utilização de um Decoder.
  • Valores e Parceria
  • Suporte
Qual equipamento é o melhor?

Com as características que o LiveCast possui, discutimos que ele é o melhor candidato para ser utilizado nas medições, já que ele é feito facilmente para ser transportado, com algumas adaptações, para deixar o equipamento mais específico para as medições, ele pode ser facilmente utilizado na nossa PoC. Ele também possui um hardware que já "pede" informações para rede, por exemplo, ele consegue verificar qual rede está melhor e utiliza a que tem a conexão mais vantajosa para executar suas funções, ou seja com algumas adaptações o LiveCast pode ser usado para medir parâmetros da rede.

Software utilizado no equipamento.

O LiveCast possui um software voltado para transmissão de imagens, então com adaptações nesse software, será possível utilizá-lo para conseguir trabalhar com os parâmetros de medições da rede. Quem vai realizar essas adaptações? Será o pessoal de desenvolvimento da ViaCast ou será papel do Bird? Discutimos que se ficar com o Bird, gostaríamos de uma colaboração relacionada a "materiais de estudo" por parte da ViaCast, seja do software atual que já possui no equipamento, ou o que julgarem necessário para realizarmos essas adaptações.

O que será medido?

Discutimos as medições e até o momento a Bruna não tinha todas as informações do que o equipamento deles seria capaz de medir, ela ficou de ir atrás e passar pra gente. Mas já passamos pra eles que queríamos ter resultados do tipo:

Nível de Sinal (RSRP)
Qualidade de Sinal (RSRQ)
Ruído (SINR)
TxPower (Potência)
Throughput (Taxa de Dados).

Para essa parte, fiquei de entrar em contato com Diego Castanheira, responsável pela área de otimização de redes, como ele já está nessa área, ele consegue dar uma visão geral dos reais e mais essenciais parâmetros para o DriveTest. Esse contato com o Diego, é um contato mais "extra", não diretamente ligado a PoC, ou seja, ele não deve ser um impedimento a nada para o projeto seguir em frente, caso ele não consiga nos fornecer nada, ou se ele não der algum tipo de resposta, ele não teria esse compromisso conosco.

Utilização de um Decoder.

O Decoder seria capaz de fornecer os dados coletados em tempo real: No mesmo momento que o técnico está nas ruas realizando as medições, no escritório do Brain, seria possível acompanhar o que está sendo coletado, um exemplo de vantagem disso seria, se tudo está ótimo, o técnico conseguiria ser avisado para ir para outra região, mas a utilização desse decoder iria duplicar o preço, já que são dois equipamentos. 1 Decoder é capaz de atender até 4 equipamentos LiveCast. A outra opção mais barata, seria a possibilidade dos dados serem armazenados no próprio LiveCast, para posteriormente ser descarregado em um computador, a desvantagem dessa opção seria, sempre ter que descarregar os dados em cada medição realizada. Mas seria mais barato.

Valores e Parceria

De início sem ter todas as informações concretas de como o equipamento deverá ser modificado, o custo de um LiveCast está em torno de R$60 a 70 mil. Como o Decoder esse valor dobra. Discutimos sobre a possibilidade de aluguel e de empréstimo. O aluguel não conseguimos falar sobre valores, e em relação a empréstimo essa parte está mais distante de ser acordada, já que um dos medos deles é em relação a: "Pegamos emprestados, fazemos os testes, passamos pra Algar, eles decidem que não irá pra frente, e não compramos da ViaCast os equipamentos no futuro", neste caso, teria sido uma parceria benéfica apenas para um dos lados. Então acredito que será mais fácil discutir novamente a possibilidade de alugar, já que para uma PoC, conseguiríamos realizar medições em regiões mais restritas e em menos tempo, então teria um custo menor. Neste caso, seria uma parceria benéfica para ambos os lados.

Suporte

Resumidamente com a fala do Paulo Feres: "Se tem equipamento, tem suporte". Então mesmo que passe o tempo, como a ViaCast já é de Uberlândia (o que facilita a ida até a sede), se o equipamento apresentar algum defeito, o suporte será garantido.