Introdução


  • Frente ao aumento progressivo da demanda dentro de ambiente virtual, fez-se necessário a criação de métodos que promovem a segurança dos usuários de tal modo que os dados fornecidos por eles próprios em uma transação, por exemplo, não sejam de fácil acesso aos golpistas ou pessoas com quem o proprietário dos dados não tenha confiança. Diante disso, foram criados os protocolos de segurança, que tem como objetivo principal a resolução dos problemas frenquentemente encontrados antes da criação dos mesmos.


VPNs


  • Virtual Private Network ou "VPN", é uma ferramenta que garante a segurança dos dados de um usuário, graças à criptografia, com ela se torna mais fácil levar informações de um ponto ao outro sem correr riscos significativos. No entanto, ao "solicitar" a atuação de uma VPN, ato que é feito por softwares específicos, é de extrema importância o conhecimento sobre a confiabilidade que o servidor ao qual o usuário pretende se conectar oferece, uma vez que, ao se conectar a esse servidor, todos os dados, ip's e logs do usuário ficam "disponíveis" naquele servidor.


IPSec


  • O IPSec surge com intuitos parecidos com os demais protocolos nos quais o objetivo é a integridade e confidencialidade dos dados que são transmitidos pela rede. O IPSec utiliza dois elementos para proteger a comunicação nas redes.

A primeira é o "Cabeçalho de Autenticação (AH)", esse modelo autentica e verifica a integridade dos dados, ou seja, ele garante que os dados que são transmitidos cheguem em seu local destino com a integridade na qual ele foi enviado, no entanto, ele não oferece o sigilo para esses dados, ou seja, não é criptografado. O outro modo é a "Carga de Empacotamento (ESP)", essa forma de comunicação faz tudo que a "AH" faz, no entanto, ela oferece um plus, que é o sigilo das informações.

Arquitetura do IPSec


  • O transporte de dados utilizando o IPSec pode ser feito de duas maneiras: O modo transporte e o modo túnel.

No modo transporte, apenas parte do pacote IP é autenticado ou criptografado. Já no modo túnel, o pacote IP INTEIRO é criptografado OU autenticado.

SSL


  • O SSL é uma criação advinda da necessidade de se criar um canal seguro entre duas máquinas que trocam informações com cunho majoritariamente confidencial e/ou pessoal. A presença do SSL em um site pode ser facilmente identificada, sites que contam com esse protocolo tem no início da sua URL a sigla "httpS://".

O SSL é composto de outros dois protocolos, o "SSL handshake protocol" e o "SSL Record protocol"

Arquitetura do SSL


  • O "Handshake protocol" tem a função de encontrar uma versão SSL comum entre um cliente e um servidor para que depois disso seja iniciada a troca de informações entre os dois. A função prioritária deste protocolo é fazer a autenticação, isto é, a verificação da autenticidade do servidor no qual se pretende enviar informações, eliminando assim, a chance de se enviar dados pessoas à sites falsos, diminuindo a chance de fraudes.

O "Record protocol" tem a função de criptografar, comprimir e enviar os dados a um determinado destinatário, que por sua vez, descompacta e desencriptografa os dados para serem utilizados.

Benefícios e limitações


  • Os benefícios de se usar VPN's são provenientes do processo de criptografia advindo dos mesmos, no entanto, a ferramente "falha" em não garantir a segurança em todos os servidores disponíveis, deixando, em alguns casos, os dados de um determinado usuário, a mercê de golpistas e etc.

Os benefícios de se usar o SSL são provenientes da segurança que ele oferece quando realiza a função de autenticar o servidor e verificar a autenticidade deles, no entanto, esse protocolo não protege o cliente se ele estiver com vírus, por exemplo. Nos protocolos IPSec, a segurança e a integridade dos dados também é uma prioridade, por ter a verificação com chaves, pode ser muito útil utilizá-lo para a comunicação entre máquinas.

Referências


  • ????