O que é a tecnologia?

A tecnologia Wi-FI 7, reconhecida pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (International Institute of Electrical and Electronics Engineers - IEEE) como 802.11be Extremely High Throughput (EHT), é a próxima geração de Wi-Fi com lançamento no dia 08/01/2024. Com o uso de três bandas de frequência(2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz), o objetivo é possibilitar a entrega de altas velocidades de conexão(46 Gbps) com maior eficiência para cada dispositivo conectado à rede, além de solucionar problemas relacionados a _buffering_, atrasos e congestionamentos de rede. A expectativa é de, em 2024, que 233 milhões de dispositivos tenham suporte à tecnologia, chegando a 2.1 bilhões de dispositivos em 2028.


Wi-Fi 7

Para que serve? Benefícios

O Wi-Fi 7 foi desenvolvido com ênfase para as aplicações que demandam alta vazão(throughput) e baixa latência, como por exemplo, vídeos de alta resolução(4K e 8K), realidade virtual e aumentada(VR/AR), jogos online, vídeo conferência, computação em nuvem, etc.

Dentro os benefícios em relação às gerações anteriores, podemos destacar:

  • Maior taxa de transferência máxima(4.8x mais rápida que o Wi-Fi 6 e 13x mais rápida que o Wi-Fi 5)
  • Latência mais baixa(100x menor que o Wi-Fi 6 - pior cenário possível)
  • Maior capacidade de rede(5x maior que a capacidade do Wi-Fi 6)

Quadro comparativo entre as gerações de Wi-Fi(5, 6 e 7)

A seguir, veja uma comparativo entre as gerações de Wi-Fi:

Parâmetros Wi-Fi 5(IEEE 802.11ac) Wi-Fi 6(IEEE 802.11ax) Wi-Fi 7(IEEE 802.11be)
Modulação de Amplitude em Quadratura (Quadrature Amplitude Modulation - QAM) 256 QAM 1024 QAM 4096 QAM
Frequência 5 GHz 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz(Wi-Fi 6E) 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz
Largura de banda do canal 20, 40, 80, 160 e 80+80 MHz 20, 40, 80, 160 e 80+80 MHz 20, 40, 80, 160, 320, 80+80 e 160+160 MHz
Ano de lançamento 2013 2019 2024
Acesso (Multiplexação) OFDM OFDMA OFDMA
Antena DL MU-MIMO (4 x 4) DL + UL MU-MIMO (8 x 8) DL + UL MU-MIMO (16 x 16)
Taxa de transferência máxima(teórica) 3.5 Gbps 9.6 Gbps 46 Gbps

Como funciona?

A seguir, veja em detalhes sobre as principais características do Wi-Fi 7:

Canais de frequência de 320 MHz

Com o uso da banda de frequência de 6 GHz, o Wi-Fi 7 opera sob canais de frequência de 320 MHz, permitindo um número maior de transmissões simultâneas em velocidades mais altas do que as gerações anteriores.

Wi-Fi 7 - Canais de frequência de 320 MHz

Fonte: O que é Wi-Fi 7? O que o Wi-Fi 7 oferece? Quem precisa de Wi-Fi 7? | Roteador TP-Link Wi-Fi 7

Modulação de Amplitude em Quadratura de 4096 QAM

Com uma modulação de amplitude em quadratura de 4096 QAM, o Wi-Fi 7 é capaz de transmitir 12 bits por símbolo, possibilitando um aumento de 20% na taxa de transferência em relação ao Wi-Fi 6(1024 QAM - 10 bits por símbolo).

Wi-Fi 7 - 4096 QAM

Fonte: O que é Wi-Fi 7? O que o Wi-Fi 7 oferece? Quem precisa de Wi-Fi 7? | Roteador TP-Link Wi-Fi 7

Multi-RU

O Wi-Fi 7 permite que várias unidades de recursos(RU) sejam atribuídas a um único usúario de modo a aumentar a eficiência de transmissão.

Wi-Fi 7 - Multi-RU

Fonte: O que é Wi-Fi 7? O que o Wi-Fi 7 oferece? Quem precisa de Wi-Fi 7? | Roteador TP-Link Wi-Fi 7

Enquanto as gerações anteriores do Wi-Fi permitiam que os dispositivos se conectassem usando apenas um link único para transferência de dados, o Wi-Fi 7 possibilita que os dispositivos se conectem usando vários links simultaneamente, por meio de diferentes bandas e canais de frequência, de modo a aumentar a taxa de transferência, diminuir a latência e melhorar a confiabilidade da conexão. O usuário será capaz de transitar entre as bandas de frequência de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz, de acordo com a necessidade de cada aplicação.

Wi-Fi 7 - Multi-Link Operation

Fonte: O Wi-Fi 7 (padrão 802.11be) suportará Multi-Link Operation (MLO)

Qual o status atual de uso no mundo?

Em algumas regiões do mundo, pacotes de até 8 Gigabits são entregues em residências/empresas., o Wi-Fi 7 possibilitaria a entrega dessa velocidade de maneira sem fio aos usuários.

Como podemos observar no mapa abaixo, a maioria dos países europeus/norte-americanos já adotaram totalmente/parcialmente o espectro de frequência para uso do Wi-Fi 7(6 GHz). No entanto, percebe-se que grande parte das regiões da Ásia e África não adotaram/consideram adotar o espectro de frequência para uso do Wi-Fi 7. Por isso, a Wi-Fi Alliance está trabalhando com os governos dessas regiões para que o espectro de frequência seja liberado para uso do Wi-Fi 7, como por exemplo, na China.

Wi-Fi 7 - Mapa de países com espectro de frequência de 6 GHz

Em 20/12/2023, as seguintes empresas estão com garantia de licenciamento recebido pela IEEE:

  • Apple Inc.
  • NXP B.V.
  • Cisco Systems, Inc.
  • Meta Platforms, Inc.
  • Canon Inc.
  • Hyundai Motor Company
  • Spreadtrum Communications (Shanghai) Co., Ltd.

Fonte: Spreadsheet: ieee-802.11-amendments.xlsx

Além disso, algumas empresas como a Xiaomi estão começando a atualizar o software de seus dispositivos para suportar a tecnologia Wi-Fi 7.

Xiaomi fornece Wi-Fi 7 para seus dispositivos

Fonte: Finalmente! Xiaomi 13, 14 e Mix Fold 3 recebem atualização para habilitar Wi-Fi 7

Com o lançamento do novo padrão, as empresas Broadcom, CommScope RUCKUS Networks, Intel, MaxLinear, MediaTek e Qualcomm estão entre as primeiras a distribuir dispositivos com suporte a tecnologia Wi-Fi 7.

Qual o status atual de uso no Brasil?

Por ser uma tecnologia recente, ainda não existem ISPs que ofertam essa tecnologia no Brasil. Alguns entusiastas da tecnologia estão importando equipamentos com suporte a Wi-Fi 7 para testes, mas ainda não há uma previsão de quando essa tecnologia irá ser ofertada no Brasil.

Além disso, é esperado que a tecnologia tenha um demorado processo de adoção no Brasil. Ayrton Neves, Diretor de Canais da TP-Link, afirma “As infraestruturas de rede do país, regulamentações e o ciclo de atualização dos dispositivos implicam que a implementação do Wi-Fi 7 no Brasil não será uma realidade a curto prazo.”. Isso é esperado visto em conta que o baixo poder aquisitivo no Brasil dificulta o acesso a dispositivos que implementam tecnologias recentes.

Recentemente, em 17 de dezembro de 2023, durante a etapa final da _Stock Car Pro Series_, no Autódromo de Interlagos, uma parceria entre a Qualcomm Brasil, Americanet e RUCKUS possibilitou o fornecimento de internet em determinadas áreas do evento por meio da tecnologia Wi-Fi 7, atingindo um pico de 3.8 Gbps e velocidades médias entre 1.7 Gbps e 2.1 Gbps, além de 900 Mbps de upload.

Stock Car Pro Series - Autódromo de Interlagos

Fonte: Qualcomm e Americanet levam tecnologias Wi-Fi 6E e 7 para corrida final da Stock Car e Internet em Interlagos alcança 3,8 Gbps; veja detalhes

Além disso, é importante ressaltar que, durante a Conferência Mundial de Radiocomunicação(World Radiocommunication Conference - WRC) de 2023, o Brasil demonstrou estar disposto a subdividir o espectro de frequência de 6 GHz entre serviço móvel celular e Wi-Fi. A implicação disso seria a divisão dos 1200 MHz de espectro de frequência de 6 GHz em 700 MHz(6425-7125 MHz) para serviço móvel celular e 500 MHz(5925 - 6425 MHz) para Wi-Fi 6E e Wi-Fi 7.

Isso levantou discussões entre diversas empresas como Huawei e Qualcomm, no qual a primeira defende a divisão do espectro de frequência de 6 GHz entre serviço móvel celular e Wi-Fi, enquanto a segunda defende a liberação total do espectro de frequência de 6 GHz para uso do Wi-Fi 7.

Fonte: Para Huawei, Anatel tem de revisar decisão de destinar 6GHz apenas para o Wi-Fi e Qualcomm defende 6 GHz integral para WiFi: “Não é muito espectro”

Média de preço dos equipamentos e principais fornecedores

Após uma pesquisa de mercado, foi identificado que ainda existem poucos equipamentos com suporte a tecnologia Wi-Fi 7. Isso pelo fato de que ainda não foi finalizado o processo de padronização da tecnologia pela IEEE. No entanto, alguns equipamentos já estão disponíveis no mercado e, a partir deles, foram obtidos as seguintes informações:

  • Média de Preço(em dólares): $616.55
  • Principais fornecedores: TP-Link e Netgear

Fonte: Arquivo:Precos-roteadores-wifi-7.pdf

Roteador TP-Link com suporte a Wi-Fi 7

Fonte: Archer BE800 | BE19000 Tri-Band Wi-Fi 7 Router | TP-Link

Nossa visão: Quando a Algar Telecom pode ou deve começar a ofertar essa tecnologia a seus clientes?

De acordo com a pesquisa feita pela Cisco, Cisco Annual Internet Report (2018–2023) White Paper, podemos destacar os seguintes pontos relacionados ao Wi-Fi de maneira geral:

  • Média de 92 Mbps de velocidade de conexão em 2023
  • 628 milhões de hotspots públicos em 2023
  • Wi-Fi 6 representa 11% de todos os hotspots públicos em 2023
Região Velocidade Média de Conexão Wi-Fi
Ásia-Pacífico 113 Mbps
Central e Leste Europeu 53 Mbps
América Latina 35 Mbps
Oriente Médio e África 26 Mbps
América do Norte 110 Mbps
Europa Ocidental 97 Mbps

A partir dessa pesquisa, percebe-se que o Wi-Fi 6 ainda não está amplamente difundido. Além disso, o Wi-Fi 7 ainda não foi padronizado pela IEEE e, portanto, ainda está em processo inicial de distribuição. Com lançamento em 08/01/2024, é recomendando que a Algar Telecom expanda para essa tecnologia após uma maturação do mercado e dos equipamentos.

Entende-se também que a tecnologia Wi-Fi 7 pode ser considerada de nicho no Brasil, visto que a velocidade média de conexão Wi-Fi na América Latina é relativamente baixa(35 Mbps) em comparação com outras regiões do mundo.

Além disso, a falta de dispositivos com suporte a tecnologia Wi-Fi 7 também é um fator que deve ser considerado. Lançamentos recentes como o iPhone 15 Pro Max e Macbook Pro M3 Max, por exemplo, ainda não possuem suporte a tecnologia Wi-Fi 7(suporte ao Wi-Fi 6E) e, por isso, iriam trabalhar em versões anteriores do Wi-Fi por meio da retrocompatibilidade.

Para ofertar essa tecnologia aos clientes, a Algar Telecom pode:

  • Incluir ONTs com suporte a Wi-Fi 7 em novas instalações de fibra óptica com velocidades superiores a 1 Gbps
  • Ofertar roteadores com suporte a Wi-Fi 7 para clientes que desejam aumentar a velocidade de acesso à internet sem alterar o plano vigente
  • Buscar parcerias com empresas que dependem de alta velocidade de conexão para suas aplicações, como por exemplo, empresas de jogos online, realidade virtual e aumentada, etc.
  • Fornecer Wi-Fi 7 em eventos de grande porte, como por exemplo, o Camaru(Exposição Agropecuária de Uberlândia) que teve o Wi-Fi 6 fornecido pela Algar Telecom na edição de 2023.

Algar Telecom fornece Wi-Fi 6 no Camaru 2023

Fonte: MG Tec: Nova tecnologia wi-fi promete deixar internet sem fio mais veloz - 13/09/2023

Análise dos roteadores homologados

  • 33 aparelhos(ONTs e Access Points) ativos e homologados
    • 5 aparelhos com suporte ao Wi-Fi 4(802.11n)
    • 17 aparelhos com suporte ao Wi-Fi 5(802.11ac)
    • 11 aparelhos com suporte ao Wi-Fi 6(802.11ax)
  • Nenhum roteador com suporte ao Wi-Fi 6E(802.11ax) e Wi-Fi 7(802.11be)

Protocolos suportados pelo roteadores

Fonte: CPEs_VAREJO_MPE. Acesso em 22/12/2023

  • Média de velocidade máxima atingida: 563.94 Mbps

Velocidade máxima atingida pelos roteadores

Fonte: CPEs_VAREJO_MPE. Acesso em 22/12/2023

  • Principais fabricantes
    • TP-Link, uma das principais fornecedoras de roteadores com suporte a Wi-Fi 7, representa 11.4% dos roteadores homologados(4 aparelhos).
    • Netgear, outra fornecedora de roteadores com suporte a Wi-Fi 7, não possui nenhum aparelho homologado.

Principais fabricantes de roteadores homologados

Fonte: CPEs_VAREJO_MPE. Acesso em 22/12/2023

Análise dos aparelhos celulares homologados

A análise a seguir é feita com base em 43 aparelhos celulares homologados ou em processo de homologação.

  • 43 aparelhos analisados
    • 42 aparelhos homologados
    • 1 aparelho em processo de homologação(iPhone 15)

Status de homologação dos aparelhos celulares

Fonte: Aparelhos 5G Homologados. Acesso em 22/12/2023

  • Principais fornecedores
    • Samsung e Apple representam aproximadamente 79% dos aparelhos.
    • Xiaomi e Motorola representam aproximadamente 21% dos aparelhos.

Principais fornecedores de aparelhos celulares homologados

Fonte: Aparelhos 5G Homologados. Acesso em 22/12/2023

  • Protocolo Wi-Fi suportado
    • 38 aparelhos com suporte ao Wi-Fi 6(802.11ax)
    • 5 aparelhos com suporte ao Wi-Fi 6E(802.11ax) e ao espectro de frequência de 6 GHz
    • Nenhum aparelho com suporte ao Wi-Fi 7(802.11be)

Protocolos suportados pelos aparelhos celulares

Fonte: Aparelhos 5G Homologados. Acesso em 22/12/2023

  • Aparelhos com suporte ao espectro de frequência de 6 GHz
    • Samsung: Galaxy S21 Ultra 5G, Galaxy S22 Ultra, Galaxy S22+, Galaxy S23
    • Motorola: Edge 30

Aparelhos com suporte ao espectro de frequência de 6 GHz

Fonte: Aparelhos 5G Homologados. Acesso em 22/12/2023

Referências