Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(4 revisões intermediárias por 3 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
  O Conceito


De forma geral, Cloud computing trata-se de um formato de computação no qual aplicativos, dados e recursos de TI são disponibilizados aos usuários como serviço, por meio da internet, e pagos de acordo com o uso. Para que isso aconteça, o modelo se baseia no compartilhamento da memória, da capacidade de armazenamento e de processamento de servidores.
== Conceito ==


Os serviços em cloud podem ser oferecidos por meio de nuvens privadas ou públicas, de acordo com a necessidade de cada usuário.
A computação na nuvem ou CloudComputing, é um modelo de computação, onde o processamento e/ou armazenamento de dados não é realizado por um hardware físico de uma máquina local. E assim, permite ao usuário final acesso a uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer lugar e independente da plataforma, se tornando necessário, apenas a conexão à “nuvem”.


A nuvem é representada pela Internet, e sua infra-estrutura de comunicação, é utilizada com base em uma interface que oferece variadas aplicações e serviços aos diferentes consumidores e permitem entrega da computação como serviço como o processamento de dados, o suporte via servidores e o armazenamento de dados.


2. Riscos e Benefícios
Nuvens possuem escalabilidade, ou seja, são escaláveis desta forma os recursos utilizados podem ser alterados conforme a demanda.


Benefícios: Muito do sucesso da computação em nuvem está relacionado às promessas de benefícios que podem ser obtidos pelos usuários dessa modalidade, como por exemplo:
'' "CloudComputing é um paradigma de computação em larga escala que possui foco em proporcionar economia de escala,
em que um conjunto abstrato, virtualizado, dinamicamente escalável de poder de processamento, armazenamento,
plataformas e serviços são disponibilizados sob demanda para clientes externos através da Internet" ''


• Redução de custos: empresas que utilizam a tecnologia defendem a ideia de virtualizar seus servidores, desktops e aplicações, obtendo consequentemente redução de custos e espaço físico, entre outros benefícios
(Foster)




• Flexibilidade: os softwares e os dados podem ser acessados em qualquer lugar, bastando que haja acesso à Internet, não estando mais restritos ao ambiente local de computação, nem dependendo da sincronização de mídias removíveis.


• Agilidade: diminui a necessidade de manutenção da infraestrutura física de redes locais cliente/servidor, bem como da instalação dos softwares nos computadores corporativos, pois esta fica a cargo do provedor do software em nuvem, bastando que os computadores clientes tenham acesso à Internet;
== Modelos de CloudComputing ==


Simplificação da gestão: as atualizações dos softwares são feitas de forma automática, sem necessidade de intervenção do usuário;
'''IaaS (Infrastructure as a Service):'''


Disponibilização de recursos de hardware, como espaço em disco e capacidade de processamento, ou seja, Toda infra-estrutura de processamento e armazenamento necessária é virtualizada para o cliente.


Riscos: Hospedar soluções em cloud, no entanto, traz uma série de riscos para os usuários, que devem ficar atentos a questões como:
• '''DaaS (Database as a Service):'''
• Dependência:  O acesso aos dados da nuvem depende forçosamente de conexão à internet. Caso esta não exista não existem alternativas para contornar o problema
Um tipo especializado de armazenamento que envolve serviços de Banco de Dados,bem como sua administração e segurança.


Recuperação de dados:  Apesar da nuvem ser bastante fiável, falhas e erros são sempre possíveis. Caso a nuvem deixe de funcionar, todos os dados estão comprometidos e podem, eventualmente, ser perdidos.
'''PaaS (Platform as a Service):'''
• Vulnerabilidade:   Todos os dados da nuvem estão vulneráveis a ataques informáticos. Quanto mais importante e confidencial for a informação disponível na nuvem, mais “apetecível” se torna do ponto de vista dos hackers.


3. Exemplos de sistemas atuais.
Serviços para facilitar o desenvolvimento e distribuição de aplicações,sem o custo e a complexidade de comprar e gerenciar o hardware, software, o fornecimento e a hospedagem subjacentes.


Google Chrome Os: Desenvolvido pela Google, já incorporado nos Chromebooks, disponíveis desde 15 de junho de 2011. Trabalha com uma interface diferente, semelhante ao do Google Chrome, em que todas as aplicações ou arquivos são salvos na nuvem e sincronizados com sua conta do Google, sem necessidade de salvá-los no computador, já que o HD dos dois modelos de Chromebooks anunciados contam com apenas 16gb de HD
• '''SaaS (Software as a Service):'''
iCloud: Sistema lançado pela Apple em 2011, é capaz de armazenar até 5 GB de fotos, músicas, documentos, livros e contatos gratuitamente, com a possibilidade de adquirir mais espaço em disco (pago).
Dropbox: É um sistema de armazenamento em nuvem que inicia-se gratuitamente com 2gb e conforme indica amigos o espaço para armazenamento de arquivos cresce até 18gb. Também tem opções pagas com maior espaço.


4.Curiosidades
Desenvolve aplicações inteiras baseadas na nuvem que, ao invés de serem utilizadas  aquisição de licenças e download de softwares, são acessadas diretamente através da Internet.


Em 2010, a Universidade de São Paulo (USP) investiu 20 milhões de reais no projeto Nuvem USP. Considerado um dos maiores ambientes em nuvem da América Latina, o sistema passou a oferecer aos pesquisadores ambientes virtuais para que armazenem e processem dados com mais agilidade e segurança. “Os serviços avançados de computação em nuvem viabilizam pesquisas de ponta, como as que envolvem o genoma humano.
 
 
== Nuvem Pública,Nuvem Privada e Nuvem Híbrida ==
 
'''Nuvem pública:'''
 
As nuvens públicas são possuídas e operadas por um conjunto de empresas e essa as usam para oferecer acesso rápido a recursos de computação
financeiramente suportáveis para outras organizações ou indivíduos.
 
'''Nuvem privada:'''
 
Uma nuvem privada é possuída e operada por uma única empresa que controla a maneira como os recursos virtualizados e os serviços automatizados são
customizados e usados por várias linhas de negócios e grupos constituintes.
 
'''Nuvem híbrida:'''
 
Uma nuvem híbrida usa uma base de nuvem privada combinada com o uso estratégico de serviços de nuvem pública.A maioria das empresas com nuvens privadas evoluirão para atender cargas de trabalho em datacenters,nuvens particulares e nuvens públicas—criando, assim, nuvens híbridas.
 
 
 
== Benefícios e Vulnerabilidades ==
 
Dentre os benefícios da computação em nuvem estão:
 
 
- A possibilidade de acesso aos dados e aplicações de qualquer lugar,bem como a possibilidade de amplo processamento e armazenamento em qualquer plataforma ou seja o amplo acesso à seu uso.
 
 
- Customização e capacidade de personalização dos recursos da nuvem definindo o uso de serviços de infra-estrutura,serviços de plataforma e serviços de
software com base na necessidade do cliente.
 
 
- O modelo de pagamento pelo uso possibilita ao usuário pagar somente o que necessita, evitando desperdício de recursos.
 
 
- Escalabilidade, ou seja  ampliar a disponibilidade de recursos conforme o usuário verifica necessidade do mesmo.
 
 
As principais Desvantagens e vulnerabilidades são:
 
- A segurança e a gestão da informação que antes era armazenada localmente e agora irá localizar-se na nuvem,ou seja ,não há um amplo conhecimento do cliente de onde estão os dados e nem que tipos de dados estão sendo armazenados junto a informação guardada.
 
 
- A interoperabilidade, que é o impossibilidade dos usuários executarem seus programas e seus dados em nuvens diferentes.
 
 
- A confiabilidade, que é relacionada à frequência com que o sistema falha e qual o impacto de suas falhas.
 
 
 
== Empresas e exemplos de produtos ==
 
O serviço de CloudComputing, ganha cada vez mais espaço e atenção das grandes empresas.
 
As empresas mais conhecidas na área atualmente são a Oracle,Amazon,Microsoft,Google,IBM e VMware.Um exemplo de empresa brasileira que oferece o serviço de CloudComputing é a Embratel, que oferece serviços de armazenamento e gestão de dados, servidores e ainda outros serviços.
 
Por ser um serviço altamente personalizável e que é cobrado pela demanda de uso e necessidade do cliente, não é fácil estipular um valor médio de uso do CloudComputing, no entanto seus valores começam nas ordem de poucos dólares, ou até mesmo reais e por intervalo de tempo necessário, e crescem de acordo com a necessidade do contratante.
 
 
 
Exemplos de CloudComputing:
 
 
'''PlayStation Now®''' -  Um serviço de computação em nuvem baseado em Gaikai que hospeda Jogos e conteúdo relacionado, e em stream os coloca em smartphones, tablets, televisões, PlayStation 3, PlayStation Vita e PlayStation 4. Tem como fundamento o processamento de dados na nuvem e a capacidade de uso em inúmeras plataformas.
 
'''DropBox®''' - Serviço de Armazenamento de Dados em nuvem, com uso gratuito para determinados espaços de armazenamento.
 
'''ICloud®''' - Serviço de armazenamento de dados para usuários da Apple,O iCloud sincroniza dados com todos os dispositivos conectados. Ou seja, todos os contatos, vídeos, documentos e informações importantes para seus usuários e seus diversos dispositivos.
 
 
Links Interessantes que abordam e também explicam o CloudComputing :
 
http://www.ibm.com/cloud-computing/br/pt/what-is-cloud-computing.html
 
 
https://www.youtube.com/watch?v=FDFejm-ovtI
 
 
 
== Referências ==
 
Foster I., Yong Zhao, Raicu I, Lu S. “Cloud Computing and Grid Computing 360-Degree Compared”
– Department of Computer Science, University of Chigado – 16 de dezembro de 2008
 
PEDROSA,Paulo H.C.Computação em Nuvem; Unicamp
 
SILVA, F. H. R. Um estudo sobre os benefícios e os riscos
de segurança na utilização de Cloud Computing; 2010. 15f.
Artigo cientifíco de conclusão de curso apresentado no Centro
Universitário Augusto Motta, UNISUAM-RJ.
HURWITZ, Judith; BLOOR, Robin; KAUFMAN, Marcia;
HALPER, Fern. Cloud Computing for Dummies; 1. ed Indiana,
U.S. : Wiley Publishing, Inc; 2010. 336 p. ISBN: 978-0-470-
48470-8

Edição atual tal como às 23h02min de 5 de maio de 2014

Conceito

A computação na nuvem ou CloudComputing, é um modelo de computação, onde o processamento e/ou armazenamento de dados não é realizado por um hardware físico de uma máquina local. E assim, permite ao usuário final acesso a uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer lugar e independente da plataforma, se tornando necessário, apenas a conexão à “nuvem”.

A nuvem é representada pela Internet, e sua infra-estrutura de comunicação, é utilizada com base em uma interface que oferece variadas aplicações e serviços aos diferentes consumidores e permitem entrega da computação como serviço como o processamento de dados, o suporte via servidores e o armazenamento de dados.

Nuvens possuem escalabilidade, ou seja, são escaláveis desta forma os recursos utilizados podem ser alterados conforme a demanda.

"CloudComputing é um paradigma de computação em larga escala que possui foco em proporcionar economia de escala, em que um conjunto abstrato, virtualizado, dinamicamente escalável de poder de processamento, armazenamento, plataformas e serviços são disponibilizados sob demanda para clientes externos através da Internet"

(Foster)


Modelos de CloudComputing

IaaS (Infrastructure as a Service):

Disponibilização de recursos de hardware, como espaço em disco e capacidade de processamento, ou seja, Toda infra-estrutura de processamento e armazenamento necessária é virtualizada para o cliente.

DaaS (Database as a Service):

Um tipo especializado de armazenamento que envolve serviços de Banco de Dados,bem como sua administração e segurança.

PaaS (Platform as a Service):

Serviços para facilitar o desenvolvimento e distribuição de aplicações,sem o custo e a complexidade de comprar e gerenciar o hardware, software, o fornecimento e a hospedagem subjacentes.

SaaS (Software as a Service):

Desenvolve aplicações inteiras baseadas na nuvem que, ao invés de serem utilizadas aquisição de licenças e download de softwares, são acessadas diretamente através da Internet.


Nuvem Pública,Nuvem Privada e Nuvem Híbrida

Nuvem pública:

As nuvens públicas são possuídas e operadas por um conjunto de empresas e essa as usam para oferecer acesso rápido a recursos de computação financeiramente suportáveis para outras organizações ou indivíduos.

Nuvem privada:

Uma nuvem privada é possuída e operada por uma única empresa que controla a maneira como os recursos virtualizados e os serviços automatizados são customizados e usados por várias linhas de negócios e grupos constituintes.

Nuvem híbrida:

Uma nuvem híbrida usa uma base de nuvem privada combinada com o uso estratégico de serviços de nuvem pública.A maioria das empresas com nuvens privadas evoluirão para atender cargas de trabalho em datacenters,nuvens particulares e nuvens públicas—criando, assim, nuvens híbridas.


Benefícios e Vulnerabilidades

Dentre os benefícios da computação em nuvem estão:


- A possibilidade de acesso aos dados e aplicações de qualquer lugar,bem como a possibilidade de amplo processamento e armazenamento em qualquer plataforma ou seja o amplo acesso à seu uso.


- Customização e capacidade de personalização dos recursos da nuvem definindo o uso de serviços de infra-estrutura,serviços de plataforma e serviços de software com base na necessidade do cliente.


- O modelo de pagamento pelo uso possibilita ao usuário pagar somente o que necessita, evitando desperdício de recursos.


- Escalabilidade, ou seja ampliar a disponibilidade de recursos conforme o usuário verifica necessidade do mesmo.


As principais Desvantagens e vulnerabilidades são:


- A segurança e a gestão da informação que antes era armazenada localmente e agora irá localizar-se na nuvem,ou seja ,não há um amplo conhecimento do cliente de onde estão os dados e nem que tipos de dados estão sendo armazenados junto a informação guardada.


- A interoperabilidade, que é o impossibilidade dos usuários executarem seus programas e seus dados em nuvens diferentes.


- A confiabilidade, que é relacionada à frequência com que o sistema falha e qual o impacto de suas falhas.


Empresas e exemplos de produtos

O serviço de CloudComputing, ganha cada vez mais espaço e atenção das grandes empresas.

As empresas mais conhecidas na área atualmente são a Oracle,Amazon,Microsoft,Google,IBM e VMware.Um exemplo de empresa brasileira que oferece o serviço de CloudComputing é a Embratel, que oferece serviços de armazenamento e gestão de dados, servidores e ainda outros serviços.

Por ser um serviço altamente personalizável e que é cobrado pela demanda de uso e necessidade do cliente, não é fácil estipular um valor médio de uso do CloudComputing, no entanto seus valores começam nas ordem de poucos dólares, ou até mesmo reais e por intervalo de tempo necessário, e crescem de acordo com a necessidade do contratante.


Exemplos de CloudComputing:


PlayStation Now® - Um serviço de computação em nuvem baseado em Gaikai que hospeda Jogos e conteúdo relacionado, e em stream os coloca em smartphones, tablets, televisões, PlayStation 3, PlayStation Vita e PlayStation 4. Tem como fundamento o processamento de dados na nuvem e a capacidade de uso em inúmeras plataformas.

DropBox® - Serviço de Armazenamento de Dados em nuvem, com uso gratuito para determinados espaços de armazenamento.

ICloud® - Serviço de armazenamento de dados para usuários da Apple,O iCloud sincroniza dados com todos os dispositivos conectados. Ou seja, todos os contatos, vídeos, documentos e informações importantes para seus usuários e seus diversos dispositivos.


Links Interessantes que abordam e também explicam o CloudComputing :

http://www.ibm.com/cloud-computing/br/pt/what-is-cloud-computing.html


https://www.youtube.com/watch?v=FDFejm-ovtI


Referências

Foster I., Yong Zhao, Raicu I, Lu S. “Cloud Computing and Grid Computing 360-Degree Compared” – Department of Computer Science, University of Chigado – 16 de dezembro de 2008

PEDROSA,Paulo H.C.Computação em Nuvem; Unicamp

SILVA, F. H. R. Um estudo sobre os benefícios e os riscos de segurança na utilização de Cloud Computing; 2010. 15f. Artigo cientifíco de conclusão de curso apresentado no Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM-RJ.

HURWITZ, Judith; BLOOR, Robin; KAUFMAN, Marcia; HALPER, Fern. Cloud Computing for Dummies; 1. ed Indiana, U.S. : Wiley Publishing, Inc; 2010. 336 p. ISBN: 978-0-470- 48470-8